Quanto tempo dura o ciclo menstrual? Conheça suas fases!
Quanto tempo dura o ciclo menstrual? Conheça suas fases!
As características e acontecimentos de cada fase
Alguns médicos preferem dividir o ciclo menstrual em três fases: folicular (início da menstruação), ovulatória (período fértil) e lútea (quando chega a TPM). O ginecologista Raphael Leão prefere explicar o ciclo menstrual da mulher em duas fases: a primeira é chamada de proliferativa, quando o útero se prepara para receber o embrião e o hormônio estrogênio é produzido em maior quantidade para engrossar a parede do útero. “Nos primeiros 2 a 6 dias dessa fase ocorre a menstruação e, logo após, o útero se prepara para receber o embrião”, explica o médico. Nessa fase o útero fica mais receptivo ao espermatozoide.
Por volta do 14° dia após início da menstruação ocorre a ovulação, quando se inicia a segunda fase do ciclo menstrual, a secretora, e a mulher está fértil. O hormônio dominante nesse período é a progesterona. “Essa fase tem duração fixa de 14 dias e após isso, se a mulher não engravidar, ocorre a menstruação novamente (início de outro ciclo menstrual)”, esclarece o especialista. Nessa fase, devido ao predomínio do hormônio progesterona, muitas mulheres sofrem com os sintomas da TPM, sendo eles normalmente oscilações de humor, cólica, dor de cabeça, irritabilidade e cansaço.
Como saber em qual fase do ciclo estou?
Para ter controle do seu ciclo menstrual é muito importante que você conheça as características de cada fase. Quando você está no período fértil, por exemplo, é comum aumentar o volume de secreção vaginal, além de sentir a libido em alta, se sua ovulação estiver normalizada. Já no período que antecede a menstruação, podemos perceber os sintomas já conhecidos da Tensão Pré-Menstrual, como cólicas, dor de cabeça, cansaço excessivo, inchaço, entre outros.
“Se a mulher tem o ciclo de 28 dias, que é o mais comum, nos primeiros 14 dias após o primeiro dia da menstruação, ela encontra-se na primeira fase do ciclo menstrual e nos próximos 14 dias ela estará na segunda fase do ciclo menstrual”, finaliza o médico.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Raphael Leão - Ginecologista do Instituto EndoVitta (www.institutoendovitta.com.br)
CRM: 101549



