Quando começar a tomar pílula anticoncepcional pela primeira vez?
Quando começar a tomar pílula anticoncepcional pela primeira vez?
Existe uma idade certa para o início?
De acordo com a ginecologista Flávia Fairbanks, não existe uma idade ideal para começar a usar a pílula: “A partir de alguns ciclos após a menarca, já se pode fazer o uso, desde que haja clara indicação para tal”, comenta.
Para a médica, os cuidados no início envolvem tentar empregar uma dosagem de hormônio mais baixa, verificar possíveis contraindicações e avaliar a real necessidade do contraceptivo e da frequência de relações sexuais.
Como escolher o anticoncepcional?
Hoje em dia temos conhecimento de diversos tipos de pílulas indicadas de acordo com a necessidade de cada mulher. A escolha do anticoncepcional, no entanto, deve ser feita junto ao seu ginecologista, pois ele avaliará seu histórico de saúde, familiar, estilo de vida e indicar o mais adequado para o seu caso.
Preciso parar a pílula de tempos em tempos para o organismo descansar?
Há quem diga que é necessário parar o uso da pílula durante alguns meses para o organismo “descansar” e depois voltar. No entanto, não há evidências de que seja necessário interromper o contraceptivo: “Além de não trazerem benefícios, essas pausas para descanso do organismo aumentam as chances de ocorrência de uma gestação indesejada, pela ausência de método anticoncepcional eficaz, e de irregularidade menstrual”, afirma o ginecologista Gustavo de Paula Pereira.
Caso a mulher apresente algum efeito colateral ou indesejado relacionado ao uso do anticoncepcional, o médico recomenda procurar seu ginecologista para que ele avalie a melhor maneira de abordar esses sintomas.
Pílula anticoncepcional pode me fazer engordar?
Muitas mulheres têm receio de usar pílula anticoncepcional por acreditar que vai engordar. Mas será que isso é verdade? Segundo a ginecologista Carolina Ambrogini, as pílulas hoje em dia têm bem menos hormônios comparadas aos anticoncepcionais orais mais antigos. Contudo, ainda existe o mito de que a pílula engorda. “A maioria das mulheres não têm alteração de peso (após o uso da pílula). Outras, com tendência a reter líquidos, podem sentir mais edema (acúmulo de líquidos que levam ao inchaço). O aumento de gordura, porém, dificilmente irá ocorrer por conta da pílula”, explica a médica.
Dra. Flávia Fairbanks - Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare
CRM: 93879/SP
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM: 102706-SP



