Quando a ovulação acontece? Entenda as etapas dessa fase durante seu ciclo menstrual
Quando a ovulação acontece? Entenda as etapas dessa fase durante seu ciclo menstrual
Quando ocorre a ovulação?
Segundo o ginecologista Diogo Rosa, calcula-se a data provável da ovulação subtraindo 14 dias do total do ciclo menstrual, lembrando que o ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da próxima. “Esse valor de 14 dias é representado pela média da maioria das mulheres e é uma forma de orientar a melhor época para se ter relações sexuais pensando em engravidar”, explica.
O médico afirma que atualmente existem diversas formas de se saber com maior precisão a data da ovulação, como testes de farmácia e a ultrassonografia de monitorização da ovulação: “Geralmente reservamos essas situações para mulheres que por algum motivo têm dificuldade para engravidar. Outros métodos mais simples, porém menos exatos, são a medida da temperatura corporal e alteração do muco cervical”, esclarece.
Quanto tempo dura?
Segundo o médico, a duração da ovulação é quase que instantânea, pois trata-se do processo de liberação do óvulo. Nessa fase os níveis de estrogênio e testosterona continuam subindo e o corpo começa a liberar o hormônio Luteinizante (LH), que é o responsável por selecionar e liberar o óvulo mais maduro para fecundar em até 24 horas. Como explicamos acima, esse processo costuma acontecer em torno do 14º dia do ciclo menstrual e é comum percebermos um aumento da secreção natural da vagina e do desejo sexual.
Qual a diferença entre ovulação e dias férteis?
Ovulação é a liberação do óvulo pelo ovário. Esse processo ocorre em uma dia certo, porém, os dias férteis são aqueles nos quais a mulher pode engravidar caso tenha uma relação sexual. Nas mulheres que menstruam regularmente, calcula-se o dia da ovulação subtraindo-se 14 dias do final da menstruação: “Se uma mulher tem um ciclo menstrual de 30 dias, o dia provável da ovulação é o 16º dia. Já nas mulheres que menstruam a cada 28 dias, o dia provável é o 14º”, explica.
Os dias férteis, segundo o médico, são os 5 dias antes e os 5 dias após a ovulação. “Quanto mais longe da data da ovulação, menores são as chances de se engravidar (as 48 horas antes da ovulação e as 48h subsequentes, são as mais prováveis de resultarem em fecundação)”, alerta.
Posso ovular mais de uma vez no mesmo ciclo?
De acordo com o ginecologista, no mesmo ciclo menstrual são estimulados mais de um folículo, no entanto, apenas um vai se romper e ovular. “Em alguns casos podem ocorrer rompimento de mais de um folículo, resultando mais de uma ovulação, e se esses óvulos forem fecundados podem ocorrer as gestações gemelares não idênticas”, esclarece.
Quando uma mulher não ovula todos os meses, o que pode ser?
Segundo o médico, nem todos os ciclos menstruais são ovulatórios: “Se uma mulher não ovula com frequência deve-se pesquisar por algumas patologias. A mais comum é a síndrome do ovário policístico, que está associada a outros fatores, como maior resistência à insulina, aumento de pelos no corpo e ovários com uma maior quantidade de folículos avistados ao ultrassom”, diz. O ginecologista também acrescenta doenças da tireóide, amamentação, hiperprolactinemia e períodos que se antecedem a menopausa como causas da falta de ovulação.
Dr. Diogo Rosa, Coordenador do Centro de Cirurgia Ginecológica da Perinatal.
CRM: 5277195-3



