Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

"Qual o melhor horário para tomar anticoncepcional?" Veja quais as principais recomendações para garantira a eficácia da pílula anticoncepcional

"Qual o melhor horário para tomar anticoncepcional?" Veja quais as principais recomendações para garantira a eficácia da pílula anticoncepcional

O esquecimento é um dos principais responsáveis por casos de falha da pílula anticoncepcional. Para evitar que isso aconteça, o ideal é estabelecer uma hora fixa para ingerir o comprimido todos os dias. Dessa forma, fica mais fácil criar o hábito de ingerir o medicamento diariamente, o que garante maior eficácia do método. Fazer uso do contraceptivo sempre no mesmo horário também é um reforço na proteção oferecida, já que cada comprimido possui uma dose hormonal que dura um certo período no organismo. Por isso, tomar o anticoncepcional em horas diferentes reduz seu efeito no corpo, aumentando os riscos de uma gravidez indesejada.

 

Descubra qual o melhor horário para tomar anticoncepcional e outros cuidados essenciais para não comprometer sua eficácia. 

 

Veja também: Como tomar anticoncepcional: um guia com tudo o que você precisa saber

 

 

Melhor horário para tomar a pílula varia de acordo com a rotina de cada mulher

 

A hora exata em que o contraceptivo é ingerido não interfere na sua eficácia. Sendo assim, não existe o melhor horário para tomar a pílula anticoncepcional. A única exigência é fazer uso da medicação todos os dias sempre na mesma hora, evitando ao máximo atrasos e esquecimentos. Por isso, a recomendação é escolher um horário mais confortável em que não haja riscos de esquecimentos. Algumas mulheres, por exemplo, gostam de tomar a pílula antes das refeições, pois acaba sendo uma faixa de horário em que elas estão menos ocupadas, principalmente aquelas que trabalham. Outras gostam de tomar logo pela manhã ou à noite antes de dormir. O que deve ser levado em consideração é a rotina de cada pessoa. 

 

O mesmo vale para os horários menos indicados para tomar o anticoncepcional. Se a mulher tem uma rotina mais corrida, a dica é escolher horários em que ela esteja em casa e menos atarefada. Assim, fica mais fácil lembrar de ingerir o comprimido diariamente. Alguns médicos recomendam a noite como um bom período do dia para tomar a pílula. Além de ser uma hora em que a maioria das pessoas já estão em casa, o sono também melhora a absorção das doses hormonais no organismo. Já pela manhã, o indicado é fazer, pelo menos, uma refeição antes de tomar a pílula. Tomar o anticoncepcional em jejum pode causar desconforto gástrico em algumas pessoas.

 

 

Tomar anticoncepcional atrasado diminui a eficácia da pílula

 

 

O anticoncepcional deve ser tomado todos os dias e no mesmo horário. Caso contrário, a eficácia da pílula pode diminuir, aumentando os riscos de uma gravidez indesejada. Além disso, atrasos constantes aumentam as chances da paciente ter um escape menstrual, um sangramento fora da menstruação. 

 

Os hormônios de cada comprimido possuem uma duração de, aproximadamente, 24 horas. Ingerir a pílula em horários alternados provoca um desbalanço hormonal e compromete o principal efeito do método, que é bloquear a ovulação. 

 

As chances de engravidar tomando anticoncepcional em horários alternados é maior nas pílulas de baixa dosagem, como é o caso da minipílula. Esse tipo de anticoncepcional à base de progesterona deve ser ingerido rigorosamente no mesmo horário todos os dias. As  pílulas combinadas de estrogênio e progesterona possuem uma flexibilidade de horário maior. Caso você se esqueça, é possível tomar até 3 a 4 horas de atraso sem riscos de comprometimento da sua eficácia. 

 

 

Tomei anticoncepcional e vomitei: o que fazer

 

Em caso de vômito dentro de uma hora após tomar a pílula, a indicação é ingerir outro comprimido. Esse tempo não é suficiente para garantir que o organismo absorveu as doses hormonais da medicação. Caso a mulher vomite ou tenha diarréia após esse período, as chances da pílula já ter sido absorvida são maiores e seus efeitos estão garantidos. 

 

Mulheres com refluxo podem ter episódios de vômito após tomar a pílula anticoncepcional, principalmente quando a ingestão ocorre antes ou depois de comer. Por isso, nesses casos, o ideal é que a paciente não faça uso da medicação em horários próximos às refeições. 

 

Vale ressaltar que vômitos e náuseas não são considerados efeitos colaterais normais do anticoncepcional. Por isso, caso episódios dessa natureza sejam frequentes, a recomendação é procurar um ginecologista e suspender o uso da medicação. 

 

 

Meu anticoncepcional acabou e tive relação. Posso engravidar? 

 

A pausa da pílula com o fim da cartela não aumenta os riscos de gravidez. Por isso, ter relação sexual nesse período não aumenta as chances de engravidar. Contudo, é importante que a mulher volte a tomar o anticoncepcional de acordo com as instruções da bula do medicamento. Caso ela esqueça de ingerir a pílula após o término da pausa estipulada pelo fabricante, a eficácia do método pode falhar e ela engravidar. Aliás, as chances de falha da pílula são maiores com esquecimentos e atrasos nos primeiros 14 dias da cartela. 

 

Para quem se pergunta depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso ter relação sem haver risco de engravidar, a resposta depende do tempo de uso. Quem está começando a tomar a pílula pela primeira vez, a recomendação é esperar pelo menos um mês para ter relações sexuais sem preservativos. Quem já faz uso do método há mais tempo, não precisa esperar esses dias. Caso a mulher faça uso do contraceptivo de forma adequada, as chances de gravidez são mínimas. 

 

É fundamental reforçar que a pílula anticoncepcional não protege contra ISTs. Sendo assim, o uso da camisinha continua sendo essencial para garantir mais segurança ao sexo. Por fim, mesmo que você tenha esquecido de tomar a pílula apenas um dia, use camisinha (feminina ou masculina) até o início da próxima cartela.

 

 

Em caso de esquecimento da pílula ou atrasos, use camisinha até o início da próxima cartela de pílula

 

Além de escolher um bom horário para tomar a pílula, também existem outras alternativas que ajudam a evitar esquecimentos e atrasos. Colocar um alarme no celular para despertar na hora que você escolheu ingerir o medicamento ajuda muito a manter uma disciplina. Como o celular é um ítem que costuma estar sempre ao nosso alcance, são poucas as chances de você não escutar. 

 

Se os esquecimentos e atrasos forem constantes, considere trocar a pílula por um contraceptivo de longa duração. A maior vantagem desses métodos é que eles não são de uso diário, ou seja, a mulher fica livre do compromisso de ter que lembrar de tomar  um comprimido todos os dias. 

 

Converse com o seu ginecologista sobre a melhor opção de contraceptivo de acordo com suas necessidades.

 

PRODUTOS
Relacionado

CAREFREE® TodoDia
CAREFREE® TodoDia

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    Ih, choveu! Veja ideias do que fazer para se divertir com as amigas mesmo dentro de casa
    Tem dias que a gente combina de sair com as amigas, mas a previsão do tempo não colabora..
  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >