Qual é a relação do herpes labial com o período menstrual? Conversamos com uma dermatologista para saber
Qual é a relação do herpes labial com o período menstrual? Conversamos com uma dermatologista para saber
A relação entre o período menstrual e o herpes labial
Quando está próximo de menstruar, nós passamos a produzir mais hormônios e, por conta disso, os vasos que estão na nossa pele tendem a ficar mais contraídos. Nesse período é comum haver redução do fluxo sanguíneo cutâneo. “Com isso, a nossa pele fica mais oleosa, podendo surgir algumas pústulas, mais conhecidas como espinhas, e a reativação do vírus do herpes labial”, explica a médica.
Se a menstruação acabar, o herpes também desaparece?
Não necessariamente o vírus do herpes está diretamente relacionado ao tempo em que dura a nossa menstruação. Independente do período menstrual, temos que entender que a reativação do herpes vírus é um processo limitado. “Seu ciclo é de pouco tempo e dura cerca de quatro até a cinco dias. Ele some mesmo que essa menina não realize um tratamento e geralmente não deixa cicatriz”, diz a especialista.
Fique atenta aos sintomas do herpes labial!
O principal sintoma do herpes é o surgimento de bolhas pequenas nos lábios. Na maioria das vezes elas são avermelhadas e bastante doloridas. Quando o paciente possui esse problema pela primeira vez, é comum que os sintomas possam ser mais intensos do que quem que já teve a manifestação desse vírus antes.
Cuidados que ajudam a prevenir a herpes labial no período menstrual
Alguns procedimentos simples podem ser feitos para evitar que o vírus se manifeste. Um deles é sempre manter uma alimentação saudável para que a nossa imunidade não fique baixa. Porém a médica faz um alerta: “Vale a pena a menina se consultar com o dermatologista para avaliar seu quadro antes de iniciar o tratamento", recomenda a profissional.
Quais são os tratamentos para o herpes labial nesse caso?
Geralmente o tratamento para o vírus do herpes consiste no uso oral de antirretrovirais específicos para esse problema. Além disso, alguns cremes com aplicações diárias podem melhorar o quadro. É importante ressaltar que você nunca deve se automedicar, então caso sinta algum sintoma que possa ser um indicativo de herpes, o ideal é que você vá até um dermatologista para ele avaliar seu quadro e indicar o tratamento adequado.
Gabriella Albuquerque
CRM-RJ: 71503-4
http://gabriellaalbuquerque.com.br/



