Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Qual a diferença do período fértil e ovulação?

Qual a diferença do período fértil e ovulação?

Muitas mulheres ficam em dúvida sobre qual a diferença entre ovulação e período fértil. As duas fases marcam o pico de fertilidade do organismo feminino e ocorrem simultaneamente no ciclo menstrual. Contudo, embora estejam diretamente ligados um ao outro, a ovulação e o período fértil não são a mesma coisa e saber distinguir os dois momentos é crucial para se ter mais consciência sobre o próprio corpo e seus processos reprodutivos. Identificar quais são os dias férteis no ciclo é importante, por exemplo, para quem está tentando engravidar ou até para saber a data aproximada da próxima menstruação.

 

Saiba mais sobre qual a diferença do período fértil e ovulação, como fazer o cálculos dos dias férteis e  identificar quando cada etapa acontece no ciclo.


 

Ovulação é o momento em que ocorre a liberação do óvulo por um dos ovários

 

A ovulação é caracterizada pela liberação do óvulo maduro com o intuito de ser fecundado. O episódio costuma acontecer no 14° em ciclo menstrual regular de 28 dias, cujo início é marcado pelo dia da chegada da menstruação. O óvulo permanece por 24 horas nas trompas de falópio aguardando o encontro com um espermatozóide. Esse tempo é denominado período ovulatório e, caso ocorra a fecundação, dá início a uma gestação. 

Quando a gravidez não acontece, o óvulo se desintegra e o endométrio - tecido que reveste a parede interna do útero - descama, saindo como fluxo menstrual.  

 

As 24 horas posteriores à liberação do óvulo marcam o ápice de fertilidade feminina. Isso significa que a mulher que tem relação sexual nesse período sem uso de contraceptivo tem grandes riscos de ficar grávida. 

 

Veja também: As diferentes fases do ciclo menstrual que você tem que lidar todo mês

 

 

O período fértil é o intervalo de dias mais propício para a mulher engravidar

 

O período fértil são os dias próximos à ovulação em que a mulher tem mais chances de engravidar. Ele começa 5 dias antes da liberação do óvulo e vai até o dia seguinte à ovulação. Isso porque mesmo que o óvulo tenha um curto período de vida, os espermatozóides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor feminino por até 5 dias. Por isso, os dias férteis correspondem não apenas as 24 horas posteriores à ovulação, mas também os dias que a antecedem. Sendo assim, qualquer relação sexual desprotegida durante esse período pode provocar uma gravidez. 

 

A principal diferença entre fertilidade e ovulação é que a primeira compreende um intervalo de dias, enquanto a segunda é um evento pontual. 

 

 

Como calcular o período fértil e a ovulação: cálculo ajuda a identificar quando há mais riscos de engravidar

 

Calcular o período fértil e a ovulação ajuda a mulher a ter mais consciência sobre qual fase do ciclo ela se encontra. O método é conhecido como o cálculo da tabelinha e pode ser usado como uma forma de prevenção à gravidez - no caso das mulheres que não fazem uso de contraceptivos - e por quem está planejando engravidar, pois é possível saber qual a época certa para ter relações sexuais. Além disso, ainda é possível ter uma estimativa da data de chegada da próxima menstruação.

 

Para calcular o período fértil e a ovulação, o primeiro passo é saber qual a duração e o padrão de regularidade do seu ciclo. O cálculo é mais preciso em ciclos regulares, ou seja, aqueles com duração entre 21 até 35 dias. 

 

Para tornar o cálculo do período fértil mais claro, vamos pegar como exemplo um ciclo de 28 dias. Confira um passo a passo de como saber quando acontece a ovulação e os dias férteis. 

 

1º passo: Calcule os dias do seu ciclo menstrual

 

O ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra. Para saber quantos dias ele dura, marque o primeiro dia de sangramento e aguarde até o início do próximo período menstrual. Faça isso por cerca de 3 meses e calcule quantos dias separam cada início e fim da menstruação. 

 

Se o intervalo entre uma menstruação e outra não for igual nos 3 meses, calcule uma média. Por exemplo, se o primeiro ciclo durou 29 dias; mas, do segundo ao terceiro, foi de 27 dias, então seu padrão de regularidade tem uma média de 28 dias.

 

2º passo: Calcule o dia da ovulação

 

Estima-se que a ovulação aconteça entre o 10 e 16 dias após o primeiro dia de menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a liberação ocorre bem na metade, justamente no 14° dia. Outra forma de saber quando acontece a menstruação é subtrair a média de duração do seu ciclo por 14, pois o cálculo indica quantos dias depois da ovulação a menstruação desce. 

 

3º passo: Calcule os dias férteis

 

Agora que você já sabe a data da ovulação, o próximo passo é calcular quando o período fértil acontece. Como os espermatozóides podem viver até 5 dias dentro do corpo da mulher, comece contando os 5 dias que antecedem a liberação do óvulo. Depois, englobe o dia seguinte à ovulação, já que o óvulo não pode mais ser fecundado depois de 24 horas. 

Por exemplo, se a ovulação acontece no 14º dia do ciclo, o período fértil ocorre do 9º ao 15º dia. 

 

Para quem tem dúvidas se mulher tomando anticoncepcional tem período fértil, a resposta é não. Os métodos contraceptivos hormonais bloqueiam a ovulação, logo, não existe a possibilidade do ciclo ter dias de fertilidade. 

 

 

Como calcular período fértil com ciclo desregulado? 

 

O cálculo dos dias férteis do ciclo irregular é mais difícil, pois a data da ovulação não segue um padrão. Por isso, mulheres com ciclo desregulado encontram dificuldade para saber qual o período fértil para engravidar. Entretanto, o corpo manifesta alguns sintomas característicos que indicam quando uma pessoa se encontra no pico de fertilidade. Um deles é o aumento da secreção vaginal, um fluido transparente e sem cheiro que deixa a vagina mais úmida. Além disso, ocorre a alta da libido e elevação da temperatura basal (temperatura do corpo em repouso), que pode chegar até 0,5 graus. 

 

Outra forma de identificar o período fértil do ciclo irregular é por meio dos testes de ovulação.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >