Quais são os sintomas da primeira menstruação? Saiba como identificar
Quais são os sintomas da primeira menstruação? Saiba como identificar
PRODUTO Relacionado

Saiba mais sobre os sintomas da primeira menstruação e como se preparar para não ser pega desprevenida.
Veja também: Depois da menarca o corpo ainda se desenvolve?
Sintomas da primeira menstruação aparecem cerca de dois anos antes
A chegada da menstruação marca a etapa final da puberdade, período em que o corpo da menina passa por muitas transformações. Cada adolescente tem um ritmo de desenvolvimento, mas estima-se que a menarca aconteça cerca de dois anos após as primeiras alterações. Depois da chegada do fluxo menstrual, a adolescente continua a crescer e se desenvolver, tanto física quanto emocionalmente. A diferença é que as mudanças passam a ocorrer de forma menos aceleradas.
A primeira menstruação ocorre em média entre os 10 e 13 anos. Entretanto, os médicos consideram normal esperar até os 16 anos para que a menarca aconteça. Após essa idade, se a menina ainda não tiver menstruado, o quadro passa a ser considerado um caso menarca tardia e precisa ser investigado.
Conheça os sintomas da primeira menstruação e como identificar
1) Desenvolvimento das mamas
Os seios da mulher demoram entre quatro a seis anos para se desenvolverem por completo. Contudo, após dois anos desde o surgimento dos brotos mamários, os seios já estão em um nível de crescimento e amadurecimento significativo. É justamente nesse período que, em média, a primeira menstruação chega.
2) Crescimento de pelos pubianos
Os pelos pubianos começam a crescer na mesma época do desenvolvimento dos seios. Além da região íntima, os pelos também crescem nas axilas e em outras partes do corpo, como braços e pernas.
3) Aumento da oleosidade da pele e aparecimento das primeiras espinhas
Antes mesmo da chegada da primeira menstruação, o organismo da menina dá início a produção dos hormônios sexuais femininos como o estrogênio e a progesterona. Com isso, a pele da adolescente passa a ficar um pouco mais oleosa por conta da atividade das glândulas sebáceas, e surgem as primeiras espinhas. Além da pele, o cabelo também fica mais oleoso nesse período.
4) Desenvolvimento do quadril
A região do quadril começa a ficar mais larga, assim como as coxas e nádegas. O corpo da menina passa a ficar um pouco mais curvilíneo.
5) Aumento da secreção vaginal
A presença de uma secreção esbranquiçada na calcinha começa ser notada cerca de seis meses antes da chegada da primeira menstruação. Ela ocorre devido o aumento da produção de estrogênio e tem um aspecto fluido e sem cheiro. Essa secreção vai acompanhar a mulher por boa parte da sua vida reprodutiva e aumenta de quantidade dependendo da fase do ciclo menstrual em que ela se encontra.
6) Cólica
A cólica é um dos sinais mais nítidos de que a primeira menstruação está prestes a descer. O incômodo ocorre devido às contrações uterinas para expelir o endométrio - camada interna do útero que dá origem ao fluxo menstrual. No entanto, a cólica não é um sintoma geral, ou seja, algumas meninas podem não sentir nada nos dias anteriores à chegada da menarca.
Saiba como se preparar para a chegada da primeira menstruação
Além de ficar atenta às mudanças do corpo, a menina também deve se preparar existem outras formas de se preparar para a menarca. Para isso, é indicado começar a buscar informação com pessoas que já passaram pela experiência ou que têm domínio sobre o assunto, como mãe, amigas ou um(a) ginecologista. O ideal é fazer com que a adolescente se sinta bem com o seu corpo e com todas as transformações que a chegada da menstruação implica.
Outra dica de preparação para a chegada da menarca é ter sempre um absorvente na bolsa. Mesmo identificando os sintomas que sinalizam que a primeira menstruação está próxima, é impossível saber exatamente quando o fluxo irá descer. Com absorventes na bolsa você se prepara para possíveis emergências sem ser pega de surpresa.
PRODUTOS Relacionado




