Professora cria projeto dentro de sala para mudar a visão dos jovens sobre o papel da mulher na sociedade
Professora cria projeto dentro de sala para mudar a visão dos jovens sobre o papel da mulher na sociedade
Iniciativa começou com o objetivo de trazer referências femininas fortes
“Multiplicar as referências femininas para os jovens”, esse foi o objetivo da professora ao criar o projeto, no Centro de Ensino Fundamental nº 12 de Ceilândia, Região Administrativa de Brasília (DF). A iniciativa, que levou para o centro de ensino a valorização feminina, já conquistou vários prêmios. Em 2014, venceu o 4º Prêmio Nacional de Educação e Direitos Humanos, apoiado pelo Ministério da Educação. Depois, veio o 8º Prêmio Professores do Brasil e do 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, e também foi o vencedor do 1º Prêmio Ibero-Americano.
Primeira etapa: leituras sobre grandes mulheres
O primeiro passo do projeto foi trabalhar em sala de aula livros de diferentes gêneros literários, que traziam histórias de mulheres fortes. Entre as obras, estavam algumas de autoras mais jovens, com idade próxima a deles, como Anne Frank e Malala Yousafzai. Eles leram também a biografia de 10 grandes mulheres bem diferentes entre si. Mulheres com e sem escolaridades, de diferentes classes e raças, mostrando que todas podem ocupar um lugar de destaque na sociedade.
Segunda etapa: conhecer mulheres inspiradoras da comunidade
Após essa primeira etapa, os estudantes foram levados a conhecer mulheres inspiradoras da comunidade de Ceilândia. No final, fizeram, então, uma redação sobre uma mulher inspiradora que conhecessem. Muitos escolheram mães, avós, líderes religiosas e alguns escolheram a própria Gina. Além de uma mudança percebida no comportamento dos alunos, o projeto também colaborou para o fortalecimento dos vínculos familiares. Os textos foram reunidos em um livro com o mesmo nome do projeto, com o objetivo de contribuir para o debate do machismo, dar visibilidade das mulheres e valorizar o projeto dos alunos.
'Mulheres Inspiradoras' está expandindo!
Já em 2017, a iniciativa “Mulheres inspiradoras” foi ampliada para mais 15 escolas públicas do Distrito Federal, entre elas: Ceilândia, Gama, Taguatinga, Riacho Fundo e Santa Maria. Vários professores de escolas públicas estão sendo capacitados, e a estimativa é alcançar por volta de dois mil alunos!
Quer saber mais sobre a iniciativa? Confira a página do projeto Facebook e acompanhe as novidades!
PRODUTOS Relacionados



