Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Primeiro salário: 5 dicas para usar o o dinheiro com consciência

Primeiro salário: 5 dicas para usar o o dinheiro com consciência

O primeiro salário é uma grande conquista na vida de qualquer pessoa e um marco que merece ser celebrado. Apesar da alegria que vem, saber gastar o dinheiro vai te ajudar a se organizar financeiramente (lembre-se que o próximo só vai chegar no mês seguinte). Mas como gastar esse dinheiro pode despertar algumas dúvidas em muitas pessoas. Muitas mesmo, você não está sozinha. O fato é que você até pode conseguir comprar as coisas que sempre quis e se divertir com o próprio dinheiro, mas também vai precisar pagar contas e lidar com outras responsabilidades financeiras. Ter um planejamento dos gastos é o primeiro passo para garantir que você não fique apertada no restante do mês. Preparamos 5 dicas para te ajudar a gastar o seu primeiro salário com consciência!

 

Dica 1: faça um planejamento dos seus gastos e pague as contas mais importantes primeiro

 

Salário infelizmente só cai na conta uma vez por mês. Nos primeiros dias, é normal querer comprar tudo que vemos na nossa frente, mas gastar seu dinheiro de uma só vez não é uma boa ideia e você pode ficar sem grana até o próximo pagamento. A primeira dica é fazer  um bom planejamento dos seus gastos. Isso te ajuda a não passar por nenhum grande aperto e precisar pedir grana para algum conhecido. Comprar coisas caras com um salário ainda de iniciante só vai te fazer criar dívidas e muita dor de cabeça. Sendo assim, não se comprometa com o que você não consegue pagar.  Outra dica é separar um valor e sempre pagar as contas mais importantes primeiro.  

 

Dica 2: tenha sempre uma reserva para emergência

 

Mesmo que você tenha acabado de começar um emprego ou estágio, a verdade é que é sempre bom deixar uma parte reservada para alguma emergência. Procure abrir uma conta poupança para te dar mais segurança e tranquilidade. O seu dinheiro pode não durar até o fim do mês, e ter uma quantia guardada no banco é a sua salvação. Mas cuidado com a tentação de usar o dinheiro da reserva para comprar coisas supérfluas. Procure mexer só quando necessário. 

 

Dica 3: use o cartão de crédito com sabedoria

 

O cartão de crédito nos dá a falsa sensação de que podemos comprar tudo. Você pode até conseguir sair da loja com todas as suas compras, mas lembre-se: vai ter que pagar uma por uma depois. Por isso, cuidado com ele e, principalmente, com as parcelas. Elas parecem ser um mega facilitador, mas podem se transformar em uma verdadeira bola de neve. Tente evitar fazer compras parceladas e prefira comprar à vista. Se você não conseguir comprar logo no primeiro mês, é só esperar mais um pouco e ir juntando uma grana nesse tempo. Abusar do cartão de crédito é um dos erros mais comuns das pessoas que estão começando a ter independência financeira. 

 

Dica 4: invista na sua educação 

 

Apostar em educação é sempre um ótima escolha, afinal, além de dar uma incrementada no currículo, também te possibilita a conquistar oportunidades maiores. Procure algum tipo de investimento pessoal. Que tal começar um curso ou juntar uma grana para fazer um intercâmbio? Qualquer investimento que envolva conhecimento é uma despesa com muitos ganhos no futuro. 

 

Dica 5: reserve um dinheiro para fazer as coisas que gosta e se divertir 

 

A gente sempre escuta que dinheiro não traz felicidade, mas a verdade é que ele pode proporcionar boas coisas sim! Ir ao cinema mais vezes, assisti ao show da sua banda preferida, ou até planejar uma viagem no final de semana com os amigos, são atividades divertidas que ficam muito mais fácil de fazer quando somos donas da nosso próprio dinheiro. Com planejamento e responsabilidade, é possível curtir sem gastar muito e sem sem ficar apertada ou sem grana no fim do mês. Por isso, não deixe de fazer o que você gosta e nem desista de comprar algo que sempre sonhou. Trabalhar e ganhar dinheiro não significa apenas pagar contas e guardar cada centavo.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >