Primeira vez na terapia: 5 coisas para saber antes da primeira sessão
Primeira vez na terapia: 5 coisas para saber antes da primeira sessão
PRODUTO Relacionado

Dica 1) Saiba escolher o seu psicólogo
O processo de escolher o profissional que vai te acompanhar precisa ser feito com muito cuidado e atenção. Antes de tudo, você precisa sentir confiança no psicólogo e entender o método de trabalho. Freudiana, Lacaniana, psicanálise são algumas linhas de trabalho e cada uma tem a sua particularidade. Pesquise sobre elas para entender como será o processo e como ele pode te ajudar. Outra recomendação é sempre perguntar tudo o que vier na sua cabeça. Não se sinta acanhada, pergunte mesmo, questione, peça para ele ser mais claro quando não entender o que ele quis dizer. Terapia é acima de tudo uma conversa que precisa ser compreensível tanto para o seu tereuta quanto para você.
Dica 2) Fale tudo que tem para falar
A terapia é um momento de conversa e descoberta, por isso, seja verdadeiro e transparente e não tenha medo de dizer o que sente. Muitas pessoas ficam com receio de se expor, com medo de julgamentos ou por se sentir desconfortáveis em compartilhar certas vivências. Mesmo assim, não reprima a sua fala, pois é nela que está o objetivo fundamental de uma terapia. É assim que você vai encontrar as respostas para várias questões que passam pela sua mente e que te fizeram buscar um terapeuta. No começo, principalmente nas primeiras sessões, falar sobre você e sobre a própria vida pode ser difícil, mas é importante ser sincero e honesto. Aos poucos, com confiança na escolha do profissional, você vai se sentindo mais confortável em abordar todos os assuntos.
Dica 3) Seja você
Falar sobre nós mesmos não é uma tarefa fácil, principalmente quando precisa que você seja transparente. Mas fazer terapia é se revelar por inteiro e de verdade. Não ensaie discursos ou fique pensando no que e como falar. Na hora de se abrir, é importante que tudo saia naturalmente, de maneira espontânea e sem filtros. Não precisa ficar nervosa, seu terapeuta apenas está te escutando e tentando encontrar a melhor forma de te ajudar a refletir sobre a sua vida e o que você pode fazer para melhorar. Não existe um certo ou errado, apenas você buscando se descobrir.
Dica 4) Escute o que você tem a falar
A terapia é um exercício de fala e de escuta. Durante cada sessão, o seu terapeuta vai te dizer muitas coisas justamente para te instigar e te fazer pensar. E você precisa ficar atenta ao que ele tem a dizer. Mas você já escutou o que você tem a dizer? A terapia não fica restrita apenas ao tempo dentro do consultório, ela pode se estender também para fora dele, com você buscando cada vez mais se ouvir e entender os seus sentimentos e ações. Ela é um trabalho constante de autoconhecimento.
Dica 5) Seu terapeuta não vai solucionar todos seus problemas
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o terapeuta não é aquela pessoa que vai te dizer o que você tem que fazer, mas sim te ajudar a refletir quais os melhores caminhos, as melhores mudanças, o que você pode fazer para se sentir melhor. A função dele é te aconselhar, sugerir e te guiar, mas sempre respeitando as suas escolhas e a suas vontades. Por isso, não chegue na terapia achando que todas as suas perguntas serão respondidas em poucas sessões ou que você vai superar todas as suas questões de uma hora para outra. Terapia é um processo de autoconhecimento, ou seja, você é quem é responsável. O psicólogo está ali para te orientar e ajudar de forma profissional e embasado em estudos. Não adianta esperar que ele solucione os seus problemas se você não estiver disposta a se ajudar também. Por isso, escolha um profissional empático e fique atenta se ele está entendendo o que você diz. É importante que vocês tenham uma relação de confiança.
PRODUTOS Relacionado




