Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Primeira vez na terapia: 5 coisas para saber antes da primeira sessão

Primeira vez na terapia: 5 coisas para saber antes da primeira sessão

Cuidar da saúde mental é um exercício diário e fazer terapia é uma das melhores aliadas nessa busca pelo equilíbrio. A primeira coisa, e talvez a mais importante, que você precisa saber é: você não precisa estar doente para começar um processo terapêutico. Contar com a ajuda de um psicólogo é indicado para qualquer pessoa que busca o autoconhecimento e uma forma de lidar melhor com questões do dia-a-dia. Há também pessoas que precisam do tratamento psicológico para tratar a depressão, ansiedade e estresse, por exemplo. Não existe uma regra, apenas que você queira se consultar e se sinta à vontade para se abrir com o seu terapeuta. Para quem está pensando em começar a terapia, montamos uma lista com 5 dicas que você precisa saber antes da primeira sessão. Confira e tire suas dúvidas sobre o assunto.

 

Dica 1) Saiba escolher o seu psicólogo 

 

O processo de escolher o profissional que vai te acompanhar precisa ser feito com muito cuidado e atenção. Antes de tudo, você precisa sentir confiança no psicólogo e entender o método de trabalho. Freudiana, Lacaniana, psicanálise são algumas linhas de trabalho e cada uma tem a sua particularidade.  Pesquise sobre elas para entender como será o processo e como ele pode te ajudar. Outra recomendação é sempre perguntar tudo o que vier na sua cabeça. Não se sinta acanhada, pergunte mesmo, questione, peça para ele ser mais claro quando não entender o que ele quis dizer. Terapia é acima de tudo uma conversa que precisa ser compreensível tanto para o seu tereuta quanto para você. 

 

Dica 2) Fale tudo que tem para falar 

 

A terapia é um momento de conversa e descoberta, por isso, seja verdadeiro e transparente e não tenha medo de dizer o que sente. Muitas pessoas ficam com receio de se expor, com medo de julgamentos ou por se sentir desconfortáveis em compartilhar certas vivências. Mesmo assim, não reprima a sua fala, pois é nela que está o objetivo fundamental de uma terapia. É assim que você vai encontrar as respostas para várias questões que passam pela sua mente e que te fizeram buscar um terapeuta. No começo, principalmente nas primeiras sessões, falar sobre você e sobre a própria vida pode ser difícil, mas é importante ser sincero e honesto. Aos poucos, com confiança na escolha do profissional, você vai se sentindo mais confortável em abordar todos os assuntos. 

 

Dica 3) Seja você

 

Falar sobre nós mesmos não é uma tarefa fácil, principalmente quando precisa que você seja transparente. Mas fazer terapia é se revelar por inteiro e de verdade. Não ensaie discursos ou fique pensando no que e como falar. Na hora de se abrir, é importante que tudo saia naturalmente, de maneira espontânea e sem filtros. Não precisa ficar nervosa, seu terapeuta apenas está te escutando e tentando encontrar a melhor forma de te ajudar a refletir sobre a sua vida e o que você pode fazer para melhorar. Não existe um certo ou errado, apenas você buscando se descobrir. 

 

Dica 4) Escute o que você tem a falar 

 

A terapia é um exercício de fala e de escuta. Durante cada sessão, o seu terapeuta vai te dizer muitas coisas justamente para te instigar e te fazer pensar. E você precisa ficar atenta ao que ele tem a dizer. Mas você já escutou o que você tem a dizer? A terapia não fica restrita apenas ao tempo dentro do consultório, ela pode se estender também para fora dele, com você buscando cada vez mais se ouvir e entender os seus sentimentos e ações. Ela é um trabalho constante de autoconhecimento.

 

Dica 5) Seu terapeuta não vai solucionar todos seus problemas

 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o terapeuta não é aquela pessoa que vai te dizer o que você tem que fazer, mas sim te ajudar a refletir quais os melhores caminhos, as melhores mudanças, o que você pode fazer para se sentir melhor. A função dele é te aconselhar, sugerir e te guiar, mas sempre respeitando as suas escolhas e a suas vontades. Por isso, não chegue na terapia achando que todas as suas perguntas serão respondidas em poucas sessões ou que você vai superar todas as suas questões de uma hora para outra. Terapia é um processo de autoconhecimento, ou seja, você é quem é responsável. O psicólogo está ali para te orientar e ajudar de forma profissional e embasado em estudos. Não adianta esperar que ele solucione os seus problemas se você não estiver disposta a se ajudar também. Por isso, escolha um profissional empático e fique atenta se ele está entendendo o que você diz. É importante que vocês tenham uma relação de confiança. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >