Primeira menstruação desregulada: é normal?
Primeira menstruação desregulada: é normal?
Por que a menstruação fica desregulada?
Nos primeiros anos após a chegada da menarca é possível que o ciclo menstrual dê sinais de irregularidade, como intervalos diferentes entre menstruações ou ausência do fluxo por alguns meses. Segundo o médico, isso acontece porque a menstruação é controlada pelo eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, um sistema hormonal onde hipotálamo regula as secreções dos hormônios da glândula hipófise (FSH e LH). Esses hormônios, por sua vez, regulam a ovulação e produção hormonal do ovário.
O ideal é que esse sistema esteja harmônico para regularizar os ciclos e iniciar a ovulação. “No início dos ciclos, no entanto, este eixo está ainda imaturo e muitos deles não têm ovulação, fazendo com que os ciclos sejam irregulares”, completa Rogério. Sem a presença de um óvulo, o sangramento das primeiras menstruações é a descamação do endométrio quando os níveis de estrogênios diminuem. E, como os níveis desse hormônio variam bastante durante a adolescência, é comum que as menstruações ocorram em períodos variáveis.
O ciclo menstrual pode ser regulado em até 2 anos
A menstruação pode ficar desregulada por um bom tempo nos primeiros anos após a menarca, mas não é necessário se preocupar por enquanto. De acordo com o médico, no geral o ciclo leva até dois anos para normalizar. Normalmente, esse é o tempo necessário para que o sistema hormonal hipotálamo-hipófise-ovariano amadureça e estabilize. Caso a menstruação não se torne regular nesse período, a recomendação é marcar uma avaliação com o ginecologista para que ele possa ajudar a identificar o que ainda está desregulando o seu ciclo menstrual.
Esteja prevenida para a menstruação com algumas dicas
Com o ciclo menstrual desregulado, nem sempre é possível saber o dia em que o sangramento vai descer. Mas, com alguns cuidados é possível se prevenir e não ser pega de surpresa.
Mantenha sua necessáire em dia: para onde você for, ela é a sua aliada. Mantenha sua necessáire com absorventes extras, lenço umedecido para emergências e o remédio para cólica indicado pelo seu ginecologista.
Há quanto tempo foi sua TPM?: atente-se sempre lembrar quando foi a última vez que você sentiu uma alteração de humor brusca, dificuldades para dormir ou qualquer outro sintoma da TPM. Se já tem mais de 5 dias, pode ser que a sua menstruação já esteja para chegar.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Rogério Leão - Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)
CRM: 104.152



