Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Primeira menstruação: como usar absorvente

Primeira menstruação: como usar absorvente

A primeira menstruação, conhecida como menarca, traz mudanças na vida de qualquer menina e, com elas, costumam surgir algumas dúvidas. O uso do absorvente, por exemplo, pode parecer difícil na primeira experiência, mas com um pouco de prática fica muito fácil! Se você vai menstruar em breve e quer aprender como colocar absorvente para não vazar e se sentir mais segura, a gente pode ajudar. O Só Delas separou algumas dicas para responder dúvidas: quais são os tipos de absorventes do mercado, como colocar absorvente externo e interno, quantas vezes por dia é necessário trocar o absorvente e como fazer a higiene menstrual para manter a saúde íntima. Vem ver!

 

Veja também: Menarca: tudo o que você precisa saber sobre a primeira menstruação

 

Dica 1) Saiba como escolher o melhor absorvente para você

 

Escolher um absorvente que melhor atenda as necessidades do seu fluxo menstrual é essencial! Por isso, vale conhecer os variados tipos de absorvente e entender as características que eles oferecem até eleger um favorito. 

 

  •  Tamanho: esse detalhe pode fazer toda a diferença no seu período menstrual! O tamanho regular é o mais indicado para quem tem fluxo leve a moderado. Já o tamanho grande, também conhecido como noturno, é ideal para meninas com fluxo intenso.

 

  • Com abas ou sem: o absorvente com abas oferece maior fixação na calcinha e, por isso, pode fazer com que você se sinta mais segura. Já o absorvente sem abas tende a ser mais discreto, sem nenhum tipo de aparência das abas nas laterais. Você pode escolher o seu favorito ou até mesmo variar entre os dois, dependendo da ocasião;

 

  • Cobertura seca ou suave: sendo seca ou suave, as duas coberturas oferecem proteção durante o período menstrual. A única diferença é que a cobertura suave oferece mais conforto no contato com a pele, enquanto a seca absorve o fluxo menstrual mais rápido; 

 

A linha SEMPRE LIVRE® Adapt Plus tem versões indicadas para todas as intensidades de fluxo menstrual: 

 

  • O SEMPRE LIVRE® Adapt Plus Ultra Flexível é discreto, confortável e consegue se adaptar perfeitamente ao corpo. Ele tem um formato ultrafino e ultraflexível que oferece a mesma proteção do formato regular. Esse modelo pode ser encontrado com abas e cobertura suave para mais conforto no contato com a pele.

 

  • SEMPRE LIVRE® Adapt Plus Noite e Dia é a aposta para meninas com fluxo intenso. O absorvente com tamanho maior tem o dobro de cápsulas de gel superabsorventes comparado com absorventes noturnos do mercado. Sendo assim, é uma ótima escolha para meninas com fluxo intenso que querem ter noites tranquilas e dias seguros com um absorvente que oferece muito proteção. 

 

  • SEMPRE LIVRE® Adapt Plus: A versão regular é o Adapt Plus, com formato anatômico e seguro para promover um encaixe perfeito ao seu corpo e evitar vazamentos. Ele absorve até 5x mais do que a mulher com fluxo leve precisa por até 8 horas. 

 

  • O.B.® (absorvente interno) também pode ser um grande aliado mesmo sem tanta prática e experiência no assunto. O absorvente interno se adapta ao contorno do corpo e tem canais curvos que direcionam o fluxo menstrual para dentro do absorvente, oferecendo máxima proteção durante o período menstrual. Além disso, meninas que ainda não iniciaram a vida sexual não precisam se preocupar: usar o absorvente interno não tira a virgindade. Para a primeira menstruação, recomenda-se usar o tamanho Mini (embora o item também esteja disponível nas versões Médio e Super). Basta inserir o O.B.® corretamente na cavidade vaginal e você estará protegidíssima contra vazamentos!

 

  • Calcinha absorvente: por último, mas não menos importante, temos a calcinha absorvente! SEMPRE LIVRE® lançou em parceria com a Pantys (primeira marca brasileira de calcinhas absorventes) o modelo de calcinha Básica, que é sustentável, econômica, feita em tecido respirável e anti-bactérias e indicada para o fluxo moderado.

 

Já deu para perceber que opção não vai faltar, né? Na dúvida, experimente um por um e decida qual você gosta mais!

 

Dica 2) Como colocar absorvente externo

 

Com a chegada da primeira menstruação, o que você precisa aprender primeiro é como colocar absorvente corretamente, seja ele externo ou interno. Seguir o passo a passo e as recomendações que vamos dar aqui é essencial para ter um período menstrual mais seguro, tranquilo e sem vazamentos. Confira!

 

1º passo: fique em pé ou sente-se no vaso sanitário e coloque a calcinha na altura dos joelhos.

 

2º passo: abra o absorvente e retire a tira protetora principal, expondo a faixa adesiva. 

 

3º passo: fixe o absorvente na calcinha, deixando as abas na reta da metade da calcinha. 

 

4º passo: retire as tiras adesivas das abas e fixe-as nas laterais da calcinha. 

 

5º passo: suba a calcinha e observe se o absorvente está cobrindo toda a região da vulva. Se estiver, está tudo certo!

 

6° passo: Essa dica é muito importante! Lembre-se de trocar o absorvente com frequência, sempre que o item estiver cheio com a menstruação. Esse prazo costuma variar de acordo com a intensidade do fluxo da menina, mas, no geral, não é aconselhável ultrapassar 8 horas com o mesmo absorvente;  

 

Dica 3) Como colocar absorvente interno 

 

Para garantir a proteção do absorvente interno, é preciso saber como colocá-lo corretamente. Aprenda a seguir com o nosso passo a passo: 

 

1º passo: com as mãos limpas, abra a embalagem e certifique-se de que a cordinha do O.B.® está bem fixa no item; 

 

2º passo: encaixe o dedo indicador na base (bem no meio) do absorvente interno;

 

3º passo: em uma posição confortável (de pé ou um pouco agachada), use a mão que está livre para abrir delicadamente os lábios da vagina;

 

4º passo: com o dedo que está encaixado no O.B.®, empurre o absorvente para dentro da vagina;

 

5º passo: insira todo o comprimento do dedo indicador e verifique se o O.B.® está completamente inserido no canal da vagina, apenas o cordãozinho deve ficar para fora (pois é por ele que o absorvente será retirado);

 

Dica 4) Troque o absorvente com frequência

 

Trocar o absorvente pelo menos 3 vezes por dia é uma questão de higiene íntima. Isso porque, embora o sangue da menstruação seja limpo, ficar com o absorvente com sangue por muitas horas pode facilitar o desenvolvimento de microorganismos - como fungos e bactérias - que podem provocar infecções. Por isso, para manter a saúde íntima, é fundamental trocar o absorvente em intervalos de, no máximo, oito horas. 

 

Veja também: Devo trocar o absorvente com mais frequência no verão?

 

Dica 5) Como colocar absorvente para não vazar

 

Para evitar vazamentos da menstruação, coloque o seu absorvente sempre da forma adequada e respeite o tempo de troca. Se ainda não souber se o seu fluxo é intenso ou mais leve, você pode ir ao banheiro com frequência para checar se o absorvente já está cheio. Se preferir, aposte no absorvente com abas, já que elas ajudam a mantê-lo direitinho no lugar. 

 

Além disso, se o seu fluxo for muito intenso, uma boa dica é apostar no absorvente noturno mesmo durante o dia. Com essas dicas, você fica muito mais protegida contra os vazamentos. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • A MÚSICA ME MOVE
    Sem tempo de ir à academia? Veja 5 canais no Youtube para dançar e queimar calorias em casa
    Trabalhar, se divertir, dormir direito e ainda se preocupar com a saúde… Ufa! Taí uma ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    12 músicas para animar sua viagem de férias na praia com amigos
    Com o verão rolando, nada melhor do que viajar com os amigos e curtir uns dias na praia. ..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Conheça Kiana Léde, a menina que está bombando no Youtube com versões acústicas de hits!
    Já ouviu algum cover de Kiana Ledé? Não? Então fica a dica: procura o canal dela no Yo..
  • A MÚSICA ME MOVE
    Ouvir música, dançar, ler: 5 coisas que você pode fazer para esquecer a TPM!
    A gente já falou por aqui que a TPM é supernormal e toda mulher tem, pelo menos, algum s..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >