Primeira menstruação: como devo me preparar para esse momento?
Primeira menstruação: como devo me preparar para esse momento?
1) Como me preparar para a menstruação?
O primeiro passo é entender que a menstruação não é um bicho de sete cabeças. É um processo natural do corpo feminino e todas as mulheres cis passam por ele mensalmente. Em segundo lugar é interessante saber que a chegada do fluxo menstrual é uma resposta ao seu ciclo reprodutivo que estava na expectativa de gerar uma gravidez. Por isso, muitas vezes é considerada uma mensagem tranquilizante para as mulheres sexualmente ativas.
Sabendo disso tudo, vamos às informações mais específicas: um período menstrual considerado saudável dura em torno de 2 a 7 dias. O fluxo menstrual varia entre do vermelho vivo do segundo dia ao sangue amarronzado do fim do período. A intensidade também pode variar entre leve e intensa, o que provavelmente vai ditar quantas vezes você precisa trocar o absorvente por dia. Essa prática frequente, inclusive, é muito importante para prevenir infecções vaginais devido ao contato do sangue abafado com a vulva.
2) Converse com sua mãe ou amigas que já menstruaram
Ter a oportunidade de conversar com mulheres mais velhas que você, como sua mãe, uma irmã, prima ou tia, é uma grande ajuda nessa descoberta. O papo não precisa de timidez ou julgamentos, apenas demonstre interesse em entender como a menstruação acontece o que você precisa aprender sobre isso. Por serem mais experientes, provavelmente elas vão saber orientar os cuidados com a higiene íntima, como usar absorvente ou quando ir ao ginecologista.
3) Existem vários tipos de absorvente
Faça uma visita à farmácia ou supermercado e vá olhar o setor de itens de higiene. Você vai perceber que existe um universo de absorventes com diferentes características para escolher. Existem os externos (coloca na calcinha) e os internos (são pequenos e colocados dentro da vagina). Além disso, existem diferentes tamanhos que devem ser escolhidos de acordo com a intensidade do seu fluxo menstrual, coberturas com toque suave ou seco, abas para melhor fixação ou sem, entre outras características que você pode analisar lendo a embalagem. O importante é que eles nuncam faltem na sua mochila, bolsa ou necessaire.
4) Cólicas menstruais são comuns; confira dicas para lidar
As cólicas menstruais são dores na região abdominal que podem surgir no período que antecede a menstruação, a TPM, e permanecer até o fim do período menstrual. O incômodo é provocado por contrações que resultam do esforço do útero para expelir o endométrio. Este sintoma é causado por uma hormônio chamado prostaglandina, que é liberado para estimular a eliminação do endométrio. Apesar de incômoda, a cólica pode ser aliviada com auxílio de bolsa de água quente na altura do baixo ventre, chás calmantes e analgésicos com indicação médica. Cólicas muito fortes, porém, não são comuns e devem ser investigadas por um ginecologista, principalmente se o fluxo menstrual estiver muito intenso.
5) Você passa a ter um ciclo menstrual; e pode ser que ele seja irregular nos primeiros anos
Ciclo menstrual é um assunto que você também deve ouvir falar bastante depois da primeira menstruação. Para quem não sabe o que, ciclo menstrual é um termo científico que representa o conjunto de alterações hormonais que acontecem no corpo de mulheres férteis durante todo o mês. Nos primeiros dois anos após a menarca, o eixo hormonal da menina ainda está em amadurecimento, o que muitas vezes pode deixar o ciclo irregular. É comum que isso seja normalizado com o tempo. Esse período é composto por quatro fases:
Menstruação: é no primeiro dia do período menstrual que o ciclo começa. Como esse momento é cíclico, termina no dia que antecede a chegada do fluxo menstrual e é reiniciado novamente no dia 1 da menstruação.
Folicular: é a fase em que os folículos desenvolvem o óvulo dentro dos ovários e se prepara para ser liberado durante a ovulação.
Ovulatória: é quando ocorre a liberação do óvulo mais apto para ser fecundado por um espermatozóide masculino.
Lútea: quando o óvulo não é fecundado, morre após 24 horas. O útero, então, precisa expelir o endométrio, que começa a se desfazer e é eliminado pela vagina como fluxo menstrual. E assim inicia a menstruação.
PRODUTOS Relacionados



