A primeira menstruação após parar anticoncepcional demora quanto tempo para descer?
A primeira menstruação após parar anticoncepcional demora quanto tempo para descer?
PRODUTO Relacionado
.jpg)
Saiba como fica a menstruação depois de parar o anticoncepcional e quando a demora passa a ser considerada um sinal de alerta.
É normal demorar para menstruar depois de parar de tomar anticoncepcional?
Quando uma pessoa interrompe o uso do anticoncepcional, os ovários demoram um pouco para voltar a produzir os hormônios sem a interferência da pílula. Sendo assim, é comum que a menstruação leve um tempo para descer. Contudo, essa estimativa varia de pessoa para pessoa e também depende da dosagem do medicamento. Com a pílula combinada, composta por estrogênio e progesterona, a primeira menstruação depois da pausa do anticoncepcional pode chegar logo no mês seguinte, sem nenhum tipo de irregularidade. Já em relação à minipílula, formulada apenas com progesterona, a demora é maior, pois o organismo leva mais tempo para se adaptar à ausência dos hormônios.
No entanto, parar de tomar anticoncepcional e a menstruação atrasar não significa um problema. Em alguns casos, o ciclo pode custar alguns meses para se regularizar completamente, principalmente nas pessoas que usam a pílula há muitos anos. Vale lembrar que a função do anticoncepcional é bloquear a produção hormonal natural dos ovários e, como efeito, impedir a ovulação. Dessa forma, é normal que o organismo demore alguns meses para retornar a fertilidade. Como a menstruação está diretamente relacionada com a ovulação, existe a possibilidade de parar de tomar anticoncepcional e demorar para menstruar.
Parei de tomar anticoncepcional e minha menstruação não veio há meses: o que pode ser?
Quando alguém para de tomar o anticoncepcional e a menstruação demora muitos meses para descer, o ideal é consultar um ginecologista. Geralmente, os médicos consideram a ausência de sangramento aceitável até 3 meses. Além desse período, o atraso passa a ser suspeito e a recomendação é encontrar formas de regularizar o ciclo. Menstruação atrasada após parar de tomar a pílula são mais frequentes em pessoas com problemas como Síndrome do Ovário Policístico, miomas, pólipos e disfunções hormonais e metabólicas. Também é preciso considerar outros fatores como estado físico e emocional, alimentação, sedentarismo, consumo exagerado de cafeína ou de bebidas alcoólicas e excesso de atividades físicas como potenciais responsáveis pelo atraso menstrual.
A menstruação atrasada após parar de tomar anticoncepcional pode até mesmo ser um sintoma de gravidez. Se uma pessoa volta a ovular logo no primeiro mês sem uso da pílula, as chances de engravidar aumentam caso haja relação sexual sem proteção. Por isso, a ideia de que a fertilidade demora para voltar ao normal depois de interromper a pílula não é uma regra absoluta. Se a sua intenção ao parar com o anticoncepcional não é ficar grávida, a recomendação é que as relações sejam feitas com uso de um preservativo.
Quais são os sintomas após parar de tomar anticoncepcional?
Assim como a irregularidade menstrual, existem outros sintomas após parar de tomar o anticoncepcional. Um dos mais notáveis é o aumento do volume do fluxo menstrual. Os hormônios da pílula fazem o endométrio crescer mais fino. Logo, o sangramento tende a ser mais leve e, em alguns casos, com uma tonalidade mais escura, puxada para o vermelho vinho ou marrom borra de café. Com o retorno da ovulação, o endométrio cresce mais espesso e o fluxo desce em maior quantidade.
Para quem sofria com as cólicas antes de começar a tomar anticoncepcional, a pausa da pílula também faz com que o incômodo volte com mais intensidade. O endométrio mais espesso aumenta as contrações uterinas para expulsar o fluxo menstrual, liberando mais substâncias inflamatórias responsáveis pela dor na região pélvica. A falta da pílula ainda traz de volta as oscilações hormonais naturais do ciclo menstrual e seus efeitos no organismo conforme cada fase, como aumento da secreção vaginal, alterações na pele e sintomas de TPM.
PRODUTOS Relacionado
.jpg)



