Preciso ir ao ginecologista antes da primeira vez?
Preciso ir ao ginecologista antes da primeira vez?
O ginecologista pode ajudar com orientações para uma primeira vez segura
Para ter a sua primeira vez de forma segura e saudável, você deve se atentar em dois sentidos. O primeiro tem relação com as DSTs, que são doenças transmitidas a partir do contato sexual com uma pessoa infectada por um agente causador, seja ele vírus, bactéria ou protozoário. Clamídia, AIDS, herpes genital e sífilis são doenças mais conhecidas nesse quesito. Mesmo com o uso de pílula anticoncepcional ou outro método hormonal, a única forma de prevenção é o uso da camisinha, já que o preservativo protege o contato direto entre os órgãos sexuais.
A gravidez é um possível resultado de uma relação sexual desprotegida, ou seja, sem o uso de nenhum método contraceptivo. A ida ao ginecologista antes da primeira vez, dessa forma, é necessária para saber como se prevenir. O(a) médico pode explicar sobre métodos contraceptivos como a pílula anticoncepcional, diafragma, DIU, o adesivo transdérmico e muito outros. Hoje já existem diversas formas de contracepção, basta você conversar com calma com o profissional para entender qual delas irá se adaptar melhor às suas características e necessidades.
Sua conversa com o ginecologista é sigilosa, fique tranquila!
Caso você esteja planejando perder a virgindade, mas não quer que sua mãe saiba ainda, o ginecologista é a pessoa certa a quem você pode recorrer. É normal, nessa época, ter vergonha de conversar sobre o assunto com os seus pais, apesar da conversa ser saudável. Então, algo que você pode ter certeza é que esse profissional irá te dar todas as orientações necessárias e não contar a sua mãe o que foi conversado na consulta. Por isso, não há necessidade de ter medo ou vergonha de falar com ele. Diariamente, o ginecologista atende muitas outras adolescentes com as mesmas dúvidas que você! Pode confiar: ele saberá o que fazer.
PRODUTOS Relacionados



