Posso pegar uma DST ao sentar no vaso de um banheiro público?
Posso pegar uma DST ao sentar no vaso de um banheiro público?
É possível pegar DST ao sentar no vaso de um banheiro público?
Segundo a ginecologista, as doenças sexualmente transmissíveis são passadas somente através de contato sexual. “Claro que devemos tomar cuidado com banheiros públicos, mas a forma que ocorre a contaminação é através da penetração e até mesmo o sexo oral”, diz Mariana. De todo modo, os cuidados com a região íntima ao usar banheiros públicos devem ser mantido para evitar a contaminação por bactérias.
Hoje em dia alguns estabelecimentos já oferecem um forro de papel para a tábua do vaso sanitário, mas, na ausência desse recurso é possível forrar a superfície com papel higiênico e depois jogá-lo diretamente no lixo. Lembrando que de forma alguma ele deve ser reaproveitado para fazer a higiene da região íntima.
Como posso me prevenir de DSTs?
De acordo com a médica, a única forma de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis é usando preservativo durante as relações sexuais, principalmente para quem se relaciona com diferentes parceiros. Para isso, os parceiros podem recorrer a camisinha masculina, que já é popular, tem custo acessível e fácil colocação ou experimentar a camisinha feminina, que ainda é pouco conhecida, porém oferece a vantagem de ter maior área de proteção da região genital, aumentando a segurança contra herpes e verrugas genitais. Outro benefício dessa versão é a espessura ser um pouco mais fina, aumentando sensibilidade e o prazer da mulher. Além disso, ela não precisa ser retirada imediatamente após a ejaculação.
Outros tipos de infecções também podem ser transmitidas dessa forma?
Segundo a ginecologista, se as áreas genitais estiverem com machucados e fissuras, pode haver uma contaminação através do contato entre a região afetada com a o assento sujo. No entanto, a maior preocupação ainda é a contaminação por vias sexuais. Portanto, previna-se usando camisinha e continue tendo todos os cuidados necessários com a higiene da parte externa da vagina para manter sua saúde íntima em dia.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



