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Posso ir para a academia menstruada? Como ajustar o treino com o ciclo menstrual

Posso ir para a academia menstruada? Como ajustar o treino com o ciclo menstrual

Quando aqueles dias do mês chegam, a vontade que se tem é de ficar no sofá, assistir filmes de chorar e entupir-se de brigadeiro. No entanto, mesmo com o inchaço, dor de cabeça e cólica a vida não para. É preciso dar continuidade à rotina, e muitas mulheres nem deixam de fazer seus exercícios físicos. Pensando no quesito academia, o Só Delas vem mostrar como ajustar o seu treino com o ciclo menstrual.

 

Como funciona o ciclo menstrual?

 

Para que o período menstrual ocorra, são necessários diferentes hormônios para regularizá-lo. Dependendo da etapa em que se está, o corpo feminino pode apresentar diferentes níveis de rendimento físico. Um ciclo de 28 dias é dividido em quatro fases:
 

- Fase menstrual (1º ao 4º dia): o primeiro dia de menstruação é quando o ciclo se inicia;

- Fase folicular (5º ao 11º dia): é quando o corpo se prepara para engravidar, principalmente engrossando a camada interna do útero;

- Fase ovulatória (12º ao 22º dia): o hormônio luteinizante faz o folículo romper para liberar o óvulo;
 

- Fase lútea (23º ao 28º dia): também conhecida como TPM, quando o óvulo está dentro do útero para uma possível fecundação.

 

Preciso mudar o treino na academia?

 

Não há problema em continuar sua rotina de exercícios durante o período menstrual. Só é recomendado pegar mais leve, já que seu corpo está mais sensível nessa época. Conforme cada fase do ciclo, a performance pode variar de acordo com os níveis de hormônios sendo liberados pelo corpo. A personal trainer Sara Dambroso indicou como organizar seu treino na academia de acordo com a fase do ciclo menstrual:


- Fase Menstrual: não deixe de treinar, apenas reduza a intensidade e pegue mais leve;
 

- Fase folicular: é comum ficar mais motivada, o que melhora o rendimento. É a melhor momento para intensificar os treinos, pegar mais pesado e dar o seu máximo;
 

- Fase ovulatória: pode manter o mesmo ritmo da fase anterior;
 

- Fase lútea: geralmente, o rendimento cai devido a redução de força, velocidade e resistência. Pegue leve mas não deixe de fazer. Praticar exercícios aumenta os níveis dos hormônios de bem-estar.

 

O que não posso fazer durante a menstruação?

 

A personal desmistifica essa ideia. “Não há exercícios que não são aconselháveis, você pode fazer de tudo respeitando seus limites. Caso haja desconforto apenas pegue mais leve”, orienta. Ela ainda indica alguns exercícios que podem ajudar a diminuir a cólica, como alongamentos para relaxar, caminhadas e pedaladas. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável  durante a menstruação, mesmo que venha a surgir o comum desejo por doces e alimentos gordurosos. “Evite produtos embutidos e bebidas com cafeína, prefira uma alimentação leve, rica em nutrientes e tome muita água”, finaliza a profissional.

Sara Dambroso - personal trainer 
CREF é 016869-G/SC

 

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