Posso engravidar na pausa de uma cartela de anticoncepcional para outra?
Posso engravidar na pausa de uma cartela de anticoncepcional para outra?
Posso engravidar na pausa do anticoncepcional? Se a pílula é tomada corretamente, não há perigo
A pausa do anticoncepcional é o intervalo entre o fim e o início de uma nova cartela de comprimido. Segundo a Dra. Bárbara Murayama, ter relação sexual desprotegida durante a pausa do anticoncepcional não aumenta os riscos de gravidez. Isso porque a ação do contraceptivo não para durante a pausa. “A pausa faz parte do período de proteção. E o risco é o mesmo do restante do mês. Ou seja, muito baixo”, explica. O que acontece é que a interrupção momentânea da pílula é o momento em que os níveis hormonais do contraceptivo no organismo caem. No entanto, isso não significa que a mulher volta a ficar fértil. A fertilidade ocorre apenas durante o período ovulatório, que é bloqueado pela ação da pílula. O tempo de pausa do anticoncepcional não é suficiente para fazer a mulher a voltar a ovular e, por esse motivo, não existe risco de gravidez.
Aliás, é na pausa do anticoncepcional que acontece a menstruação quem toma pílula. Na verdade, esse fluxo não é exatamente uma menstruação, mas apenas um sangramento privação hormonal. Os baixos níveis hormonais fazem com que o endométrio, tecido interno do útero, descame e saia como fluxo sanguíneo. Assim, além da ausência de ovulação, a pausa do anticoncepcional torna o útero um ambiente hostil para sustentar uma gravidez.
Esquecimento e atraso são principais responsáveis por falha do anticoncepcional
De acordo com a médica, o que aumenta os riscos de engravidar mesmo com uso da pílula anticoncepcional é não tomar a medicação corretamente. Para isso, é preciso tomar o comprimido sempre no mesmo horário e sem esquecimentos. Uma dica é colocar para despertar no celular todos os dias no horário estabelecido. A especialista orienta que nos casos de esquecimento o ideal é tomar o comprimido até 12h depois do horário correto e não deixar de usar preservativo em todas as relações sexuais até o início de uma nova cartela. Assim, você se protege evitando uma gravidez indesejada.
Uso da pílula anticoncepcional não protege contra DSTs. Camisinha é indispensável
A pílula anticoncepcional cumpre bem o seu papel de contraceptivo, bloqueando a ovulação e impedindo que a mulher fique grávida. Mesmo assim, a médica recomenda sempre combinar o uso da pílula com a camisinha. “Independente do método escolhido é importante o uso do preservativo, pois é a única maneira de ter proteção contra a maioria das doenças sexualmente transmissíveis”, alerta.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527



