Por que sinto ardência após relação sexual? Entenda o que pode estar acontecendo
Por que sinto ardência após relação sexual? Entenda o que pode estar acontecendo
Ardência após relação sexual pode ser sinal de alergia e infecção
Segundo a Dra. Lívia, a ardência após a relação sexual pode estar relacionada a presença de alguma inflamação na vagina e o atrito com o pênis durante a penetração. “Alguns fatores podem aumentar esses pequenos traumas, tanto relacionados ao homem quanto relacionados à mulher. Caso a mucosa vaginal esteja inflamada previamente ao ato sexual, esse trauma vai ocorrer mais facilmente”. A médica cita a candidíase como uma das infecções que podem acometer a região íntima da mulher e resultar no desequilíbrio da mucosa vaginal.
Alergias também podem provocar ardor na vagina após o sexo. Produtos íntimos, como sabonetes, absorventes e até o tipo de sabão usado para lavar as calcinhas, se não reagirem bem com o corpo, aumentam a sensibilidade da vagina e podem provocar irritações. Aliás, algumas mulheres são alérgicas ao látex e costumam sentir uma ardência depois da relação sexual por causa da camisinha. Nesses casos, o indicado é optar por um preservativo masculino hipoalergênico ou o modelo feminino, ambos feitos de poliuretano.
Falta de lubrificação vaginal provoca ressecamento e também pode causar ardência durante o sexo
Apesar de frequentemente ser associada a alergias e infecções, a ardência vaginal pode ser consequência de alterações hormonais. Essas mudanças podem prejudicar a lubrificação natural da vagina e contribuir para o ressecamento. Com isso, a parede vaginal fica mais fina e atrofiada, e se machuca com mais facilidade. Isso costuma acontecer principalmente na menopausa, quando acontecem as baixas hormonais e, como consequência, as mulheres ficam menos lubrificadas. O mesmo pode acontecer com o uso de certos medicamentos, tratamentos de câncer e até mesmo questões emocionais. “Relações sexuais mais longas e repetidas também vão terminar com a sensação de ardência vaginal”, completa Dra. Lívia.
DSTs podem levar a ardência vaginal e a lesões na vagina
A Dra. Lívia alerta que algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem levar a ardência vaginal. Uma delas é a tricomoníase, DST causada por um protozoário que tem como sintomas dor e ardência durante e depois da relação sexual. Ela provoca uma inflamação e pequenas lesões na parede da vagina e precisa ser tratada, pois pode gerar uma infecção mais generalizada.
Veja como tratar ardência vaginal após a relação sexual
Qualquer desconforto relacionado a região íntima após a relação sexual deve ser um sinal de alerta. “A ardência após relação sexual também pode levar a dor para urinar e urgência miccional(urinar)”, explica a Dra. Lívia, que sugere os tipos de tratamento de acordo com o caso. “Pode não precisar de nenhum tratamento em especial, apenas a prescrição de um lubrificante ou troca da marca da camisinha. Mas também pode ser necessário o tratamento da infecção Vaginal ou o uso de hormônios vaginais”, finaliza.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



