Por que as mulheres escondem o absorvente ao ir ao banheiro para trocar?
Por que as mulheres escondem o absorvente ao ir ao banheiro para trocar?
PRODUTO Relacionado

Por que esconder o absorvente?
O estigma de que a menstruação representa um sangue sujo ainda é uma realidade em países onde a opressão à mulher é comum, como na Índia e em alguns países da África e Oriente Médio. Antigamente, a maioria das culturas também tinha esse tabu. É provavelmente por isso que as mulheres, ainda hoje, escondem o absorvente no caminho do banheiro para se trocar. Em 2018, numa parceira com a KYRA Pesquisa & Consultoria, a SEMPRE LIVRE® identificou que 46% das mulheres entrevistadas têm esse costume, o que acaba reforçando um mito que não deveria existir em relação ao sangramento.
Com os avanços dos direitos da mulher e com um maior entendimento sobre educação menstrual, já podemos compreender que não é preciso esconder o absorvente. Todas as meninas e mulheres são livres para fazer como se sentirem mais confortáveis: levar o absorvente em uma nécessaire, colocar no bolso, trazer os absorventes nas mãos... Ah, e você também não precisa perguntar baixinho para a sua amiga se ela tem um absorvente extra. É importante que as pessoas ao seu redor, incluindo os homens, entendam o período menstrual como algo natural. Afinal, quanto maior o tabu, maiores são as desinformações sobre o tema. Falar sobre menstruação é saudável!
Desprenda-se de mitos sobre menstruação
Comportamentos femininos e também masculinos fizeram com que a sociedade entendesse a menstruação como um tabu. A partir daí, foi-se criando mitos sobre o sangramento que não condizem nem um pouco com a realidade. Você já deve ter ouvido de um familiar antigo, por exemplo, para não andar descalça durante a menstruação ou para não lavar o cabelo, já que poderiam intensificar as cólicas. Contudo, nenhuma dessas crenças foram comprovadas cientificamente. É desprendendo-se desses e outros mitos que a sociedade vai “normalizar” o sangramento.
Conheça o programa #SEMPREJUNTAS com Maisa Silva
O programa #SEMPREJUNTAS foi um live criada por SEMPRE LIVRE® junto com a atriz Maisa Silva para conversar sobre menstruação. Em 3 episódios, a apresentadora convidou meninas e meninos para debater o tema e esclarecer estigmas do período menstrual. Um dos quadros mais interessantes foi o “Xô Chico” que tinha a proposta de estimular as mulheres a não se referir à menstruação com outros nomes. Afinal, isso também é uma forma de evitar falar abertamente sobre ela. No último episódio, Maisa ainda convida a ginecologista Carolina Ambrogini para tirar todas as dúvidas sobre menstruação e ainda acabar com esses mitos. Elas comentam sobre como andar descalça não piora a cólica, como podemos lavar o cabelo durante o período menstrual e como as meninas não param de crescer depois da menarca.
Veja também:
Mitos da menstruação: veja quais a Maisa Silva já acreditou
5 livros ajudam desmistificar o que as meninas pensam sobre a menstruação
PRODUTOS Relacionado




