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Por que ficamos com muitos gases durante o período menstrual?

Por que ficamos com muitos gases durante o período menstrual?

Toda mulher já fica preparada para aqueles dias especiais do mês. O ciclo menstrual faz parte da vida feminina e, por isso, cada uma sabe lidar com suas peculiaridades. Pode ser o desejo por chocolate ou a vontade de ver filmes românticos, a menstruação provoca diversas mudanças no corpo e nos pensamentos. No entanto, alguns sintomas acontecem com a maioria (sim, você não é a única). Já reparou como aumentam os gases nessa época? A ginecologista Dra. Renata Tomaz conversou com o Só Delas e trouxe explicações para isso.

 

Acredite, são os hormônios!

 

Aquela famosa frase que a maioria das mulheres ouve é a mais pura verdade. Durante cada fase do ciclo menstrual, o corpo feminino apresenta uma produção diferenciada dos níveis hormonais. Exemplos conhecidos são a progesterona e estrogênio, responsáveis por controlar as etapas da menstruação e preparar o corpo para um possível óvulo vir a ser fertilizado.

 

E por que sentimos muitos gases?

 

Assim como explica a médica, o período anterior a menstruação chegar é, normalmente, caracterizado por resultar em constipação (famosa “prisão de ventre”) e aumentar os gases. Esses fatores são influenciados pela progesterona. “Esse hormônio atua de forma que haja uma lentificação na movimentação intestinal”, explica a ginecologista.

 

Outros fatores também podem contribuir para os gases
 

Além disso, as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM e fazem alguns excessos alimentares (ouvi chocolate?) também são mais propensas a esse quadro. Para completar, Dra. Renata ressalta que algumas pacientes podem vir a apresentar uma maior retenção de líquidos durante esse tempo, isso explica as mamas mais inchadas e doloridas.

 

Dicas para ajudar a diminuir os gases

 

- Não deixe de beber água! O líquido contribui para a eliminação das toxinas e ajuda nos movimentos intestinais;

- Coma mais frutas e vegetais, principais os alimentos ricos em água e fibras;

- Produtos lácteos são, geralmente, mais difíceis de digestão. Por isso, é bom equilibrar o consumo;

- Faça exercícios físicos. A prática favorece para um melhor funcionamento do corpo e ainda diminui o estresse;

 

Vale lembrar que para solucionar qualquer dúvida, o melhor caminho é recorrer a uma consulta com seu médico. No ginecologista, ele poderá examiná-la e indicar o melhor tratamento para o seu caso. 


 

Dra. Renata Tomaz, Ginecologista e Obstetra da Perinatal.
CRM: 5279788-0

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