Por que algumas meninas menstruam mais tarde?
Por que algumas meninas menstruam mais tarde?
Em qual faixa de idade normalmente acontece a menarca?
Segundo a ginecologista Bárbara Murayama, a menarca, nome usado para a primeira menstruação, costuma acontecer entre os 9 e 14 anos. Antes desse momento acontecer, no entanto, outros sinais aparecem. “Primeiro as mamas começam a crescer, surgem os pelos e ocorrem mudanças na forma do corpo, que passa a ser mais acinturado”, explica. Depois disso, acontece a primeira menstruação.
Por que algumas meninas menstruam mais tarde?
Se você tem 14 ou 15 anos mas ainda não menstruou, alguns fatores devem ser observados. Primeiro, é preciso avaliar se outros caracteres sexuais já se desenvolveram, como as mamas e os pelos nas regiões das axilas, pernas e pube. Doenças pessoais e familiares e a idade que a mãe menstruou também são fatores importantes. “Com todos esses dados, após um exame físico que avalia o desenvolvimento do corpo e dos genitais, irão ser pensadas as hipóteses”, esclarece a médica.
Esse resultado pode indicar que está tudo dentro da normalidade e a menina, provavelmente, menstruará em breve, ou levar à investigação de alguns quadros. Entre eles estão problemas hormonais, como o hipotireoidismo, malformações uterinas, como hímen imperfurado, e até síndromes em que a mulher pode não ter útero. Mas sem desespero! Essas situações são exceções. Caso esteja passando por isso, procure logo seu ginecologista de confiança para esclarecer as dúvidas.
Quais fatores podem contribuir para que a menina menstrue mais tarde?
Ainda não se sabe ao certo o que determina a pubarca, que é o start para o desenvolvimento do órgão feminino. Segundo a ginecologista, parece haver indícios de que exista relação genética, então se a mãe menstruou mais tarde pode ser que a menina também demore um pouco. “Mas nem sempre isso é fiel”, destaca.
Quando isso deve ser preocupante?
Se a menina tem dores cíclicas mas não sangra, se chegou aos 13 anos e ainda não tem nenhum sinal de caracteres sexuais ou se chegou aos 15 e não menstruou, é melhor procurar avaliação médica. É ideal que as meninas tenham um acompanhamento de rotina durante essa fase, que pode ser inicialmente com o pediatra até que esse profissional transfira para o ginecologista, ou diretamente com o segundo.
É preciso fazer algum tipo de tratamento?
Dependendendo do que for diagnosticado é possível valer-se de alguns tratamentos. Quadros de malformação podem precisar de tratamento cirúrgico, pois nesses casos a menstruação se forma mas não consegue sair, o que gera dor. Outros problemas podem necessitar tratamento hormonal, como o hipotireoidismo. O mais importante é manter acompanhamento de rotina. “Com ele, qualquer diagnóstico poderá ser feito logo”, garante.
Dra. Bárbara Murayama
Ginecologista
CRM: 112527



