Por que a libido da mulher aumenta no período menstrual?
Por que a libido da mulher aumenta no período menstrual?
Mas é importante lembrar que isso não é regra: nem toda mulher sente um aumento da libido. Isso vai depender da intensidade dos sintomas. Além disso, não há problema algum em aproveitar a libido e manter relações sexuais no período menstrual, desde que a mulher se sinta confortável e faça uso de métodos preservativos, como a camisinha. ;)
Para entender os principais sinais de um aumento da libido e por que isso acontece, leia o que os ginecologistas Raphael Leão, Andréia Gozzi e Fernanda Mauro explicaram sobre isso!
Como saber que minha libido aumentou?
Às vezes, pode ser difícil perceber alterações no corpo. “Os sinais que o organismo mostra, além do aumento do desejo sexual, são o aumento da lubrificação, a apuração dos sentidos, o bem-estar e o relaxamento”, comenta Fernanda.
A libido aumenta conforme os níveis de progesterona ficam baixos. O hormônio responsável pelo desejo sexual, a testosterona, por outro lado, se mantém mais elevada em relação aos outros. “Devido ao aumento da circulação pélvica nesta fase, o clitóris fica mais vascularizado e mais sensível à estimulação, sendo mais fácil atingir o orgasmo”, explica Andréia.
Posso transar durante a menstruação? Quais cuidados devo ter?
Claro! Se tiver vontade, a mulher deve explorar seus desejos. Para aquelas que não sentem confortáveis de manter relações enquanto menstruadas, Andréia sugere transar durante o banho ou quando o fluxo for mais baixo.
Mas é importante nunca deixar os cuidados de lado! Transar nessa época também pode fazer com que a mulher engravide. O risco é pequeno, mas existe. Além disso, a mulher deve ter muita atenção com as DSTs, já que o sangue facilita a transmissão dessas doenças. Proteja-se!
Por que a libido cai?
“A libido é muito relacionada à saúde física e mental da mulher”, explica Raphael. Estresse, desmotivação, baixa autoestima e fatores negativos podem influenciar mentalmente o comportamento da mulher na hora H e atrapalhar a transa. “A volta da progesterona da segunda fase do ciclo menstrual, em algumas mulheres, está relacionada à queda da libido”, cita Raphael como outro fator para a queda da libido.
Este artigo tem a contribuição dos especialistas:
Dra. Andréia Gozzi, ginecologista do Instituto Lerner
CRM: 153790
Dra. Fernanda Mauro - Ginecologista e Obstetra da Perinatal
CRM: 52-995185
Dr. Raphael Leão - Ginecologista do Instituto EndoVitta (www.institutoendovitta.com.br)
CRM: 101549



