Por quanto tempo posso atrasar o anticoncepcional sem correr risco de engravidar?
Por quanto tempo posso atrasar o anticoncepcional sem correr risco de engravidar?
Atrasar o anticoncepcional por até 12h é considerado o período máximo para que a pílula não perca a eficácia
De acordo com a Dra. Paula, os riscos de engravidar por conta do atraso do anticoncepcional dependem de fatores como tempo, tipo de pílula e fase do ciclo em que a mulher se encontra. “Atrasos de menos de 12 horas não costumam afetar a eficácia. Já esquecimentos no início da cartela produzem maior risco do que esquecimentos no final”.
Segundo a médica, esquecimentos superiores a 12 horas podem levar ao desbloqueio do ciclo ovariano e da ovulação. Isso acontece porque cada comprimido contém uma dose hormonal que age por 24 horas no organismo. Depois desse período, eles vão perdendo a força até se desintegrar. “O quanto antes lembrar e tomar o comprimido esquecido, menores serão as chances de ovulação”
Usar um método contraceptivo adicional é a melhor indicação para casos de atraso de pílula anticoncepcional
Com relação ao tipo de pílula, as combinadas costumam ter uma tolerância de atraso maior do que a minipílula. Normalmente, elas podem ser tomada de 3 a 4 horas depois do horário estabelecido. Já a minipílula tem uma dosagem hormonal menor e, por isso, exige mais atenção com o horário. Qualquer atraso acaba aumentando os riscos de falha. Em ambos os casos, e o ideal é associar outro método contraceptivo durante as relações sexuais por pelo menos 10 dias seguintes ou até o início de uma nova cartela.
Esqueci de tomar o anticoncepcional. O que fazer?
A pílula anticoncepcional atrasada deve ser tomada assim que for lembrada. Você também pode esperar chegar o horário certo e tomar junto com o comprimido correspondente ao dia. No entanto, essa prática não faz muita diferença, já que não garante o aumento da eficácia da medicação.
No caso de esquecimentos superiores a dois dias, o melhor a fazer é parar com a pílula e esperar a menstruação descer para dar início a uma nova cartela. Assim, o primeiro comprimido deve ser tomado no dia da chegada da menstruação, como se fosse a sua primeira vez tomando anticoncepcional.
Como lembrar de tomar a pílula anticoncepcional
Uma dica para evitar esquecimentos ao tomar a pílula anticoncepcional é estabelecer um horário tranquilo em que você esteja mais livre, como de manhã ou à noite, de acordo com a sua rotina. Outra recomendação é usar um despertador ou alarme para tocar todos os dias na hora de tomar a pílula. Se o atraso ocorrer mais vezes, talvez seja melhor considerar um método contraceptivo de longa duração e que não exija memória, como DIU, a injeção anticoncepcional ou anel vaginal.
Uso incorreto da pílula compromete a eficácia e desregula o ciclo menstrual
A má administração da pílula pode comprometer não apenas a sua ação contraceptiva. A Dra. Paula explica que o uso incorreto do medicamento também pode desregular o ciclo menstrual e aumentar a incidência de escapes ao longo do mês.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 127.101



