Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Por onde sai a menstruação?

Por onde sai a menstruação?

Você sabe dizer por onde sai a menstruação? Muitas meninas passam a infância ouvindo a expressão “ficar mocinha” e, quando chegam na puberdade, já têm mais ou menos uma ideia do que significa ficar menstruada. No entanto, nem todas sabem por que ou como a menstruação acontece e muito menos por onde sai o fluxo menstrual!

 

Veja também: 10 dúvidas sobre menstruação para tirar hoje 

 

Entre tantas dúvidas, esta costuma ser a principal: o canal por onde sai a menstruação e a urina é o mesmo? Não, não é! Para entender melhor por que ficamos menstruadas e por onde sai o sangue da menstruação, veja a seguir. 

 

Como acontece a menstruação? 

 

Antes de descobrir por onde sai a menstruação, é importante compreender o que te leva a ficar menstruada. Tudo acontece por causa dos hormônios! Em especial, os hormônios progesterona e estrogênio, que são produzidos pelos ovários e variam bastante ao longo do ciclo menstrual. 

 

Todos os meses, essas alterações hormonais estimulam o útero a se preparar para uma possível gravidez. Pode até parecer complicado, mas é bem simples: o endométrio, que é o tecido responsável por revestir o interior do útero da mulher, se torna mais grosso. Assim, o embrião fertilizado consegue se implantar com mais facilidade nessa camada uterina.

 

Mas, e quando a gravidez não acontece? Para onde vai todo esse endométrio? Acertou quem disse que ele se transforma em menstruação! Os níveis hormonais começam a cair e ficam baixos demais para manter o endométrio grosso. Aí, ele se desfaz e é eliminado em forma de sangue menstrual pelo canal por onde sai a menstruação. 

 

É isso mesmo que você entendeu: o sangue da menstruação é, na verdade, o revestimento do útero que se desfez e precisou ser expulso do corpo de alguma forma. Agora vamos ao que interessa...

 

A menstruação sai por onde? 

 

O orifício por onde sai a menstruação se chama canal vaginal. Ele faz parte do órgão genital feminino e conecta o colo do útero à vulva, que é a parte externa da vagina. Esse canal é muito importante e desempenha outras funções além de expelir a menstruação. 

 

É por esse mesmo canal por onde sai o fluxo menstrual que o bebê vai passar durante o parto natural. Também é por ali que vai acontecer a penetração durante a relação sexual e, caso seja a primeira vez da menina, o rompimento do hímen

 

O hímen é uma pele bem fininha localizada no interior do canal vaginal. Normalmente, ele tem uma espécie de “furinho” no meio que permite a passagem da menstruação mesmo se a menina ainda for virgem. Mas, em casos mais raros, o hímem pode ser todo inteiro e acabar bloqueando o fluxo menstrual (é o chamado hímen imperfurado). Quando é assim, é necessário fazer uma cirurgia simples para corrigir o problema.

 

Por onde sai a menstruação é por onde sai a urina? Não!

 

O canal por onde sai o sangue da menstruação e a urina não é o mesmo. Como explicamos acima, a menstruação sai por um orifício chamado canal vaginal. Já a urina é liberada pela uretra, um outro canal bem menor que começa na bexiga e termina na parte superior da vulva. A uretra faz parte do trato urinário e não tem nenhuma relação com o sistema reprodutor feminino.

 

Partes da vagina: uretra, canal vaginal e… muito mais!

 

Agora que você já sabe o que é a uretra e o canal vaginal e, é claro, por onde sai a urina feminina e a menstruação, resta conhecer direitinho todas as outras partes da sua região íntima. Veja só: 

 

 

Monte de vênus: também conhecido como monte púbico, fica localizado na parte mais alta da vulva. O monte de vênus é macio e tem como função proteger a região de possíveis impactos (como durante a relação sexual, por exemplo). Também é por ali que vão aparecer os primeiros pelos pubianos na puberdade;

 

Grandes lábios: eles são formados por pele e gordura e se estendem do monte de vênus até a parte mais baixa da vulva, servindo para proteger as principais entradas da região íntima (uretra e canal vaginal) contra fungos e bactérias;

 

Pequenos lábios: eles também protegem a região íntima feminina contra agentes infecciosos. Mas, são menores do que os grandes lábios e não possuem pelos. 


Clitóris: o clitóris é o único órgão que existe apenas para dar prazer à mulher! Ele fica localizado na parte superior da vulva e tem um formato parecido com a letra “V”. Por ter muitas terminações nervosas, o clitóris é bastante sensível e deve ser manuseado com cuidado.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >