Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

Pode tomar pílula do dia seguinte menstruada?

O Só Delas esclarece a seguir se você precisa ou pode tomar pílula do dia seguinte menstruada. Mas, antes de continuar, é importante ressaltar que a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que só deve ser utilizado em último caso - como quando a camisinha estourou ou houve falha na administração de outros métodos. Mesmo nessas circunstâncias, o ideal é conversar com o(a) ginecologista que te acompanha antes de ingerir o medicamento. Por conter altas doses de hormônios, a PDS não é indicada para todas as mulheres.

 

Dito isso, vamos ao que interessa: é possível tomar a pílula do dia seguinte estando menstruada? Há necessidade? Descubra!

 

Tomar a pílula do dia seguinte estando menstruada: pode?

 

Não é preciso tomar pílula do dia seguinte estando menstruada. O risco de engravidar ao ter relação sexual desprotegida durante a menstruação é baixíssimo - praticamente nulo - e, por isso, o ideal é evitar a ingestão desnecessária dos hormônios contidos na PDS. 

 

Para te tranquilizar, vale entender qual é a chance de engravidar menstruada. A gravidez ocorre quando o espermatozóide do homem encontra o óvulo da mulher e, então, esse embrião fertilizado se implanta na parede interna do útero. Ou seja: é preciso que haja um óvulo disponível para a fecundação e que o ambiente intrauterino esteja apto para desenvolver a gestação. 

 

Durante a menstruação, o endométrio (tecido que reveste a camada interna do útero) se descama e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual. Como resultado, o interior do útero se torna inóspito para receber um possível embrião. Apenas esse detalhe já é o suficiente para impedir que a gestação aconteça. Mas, não para por aí! 

 

Somado a isso, a menstruação costuma ocorrer cerca de 14 dias após a ovulação. Isso quer dizer que o óvulo (que vive, no máximo, 24 horas) já não estaria mais disponível para o encontro com o espermatozóide durante o período menstrual. 

 

Só não podemos dizer que é impossível engravidar menstruada porque, em mulheres com o ciclo menstrual curto (com duração inferior a 24 dias), a ovulação pode ocorrer bem próximo ao fim do período menstrual. Assim, o espermatozóide (que sobrevive até 5 dias no sistema reprodutor feminino) seria capaz de encontrar o óvulo nos dias seguintes à menstruação. 

 

De todo modo, as chances continuam sendo baixas. Na dúvida, converse com o(a) seu(a) ginecologista para entender melhor a duração do seu ciclo menstrual e como se proteger de forma segura contra a gravidez. 

 

Ok, mas… sobre tomar pílula do dia seguinte menstruada, tem algum problema?  

 

Você até pode tomar a pílula do dia seguinte menstruada, mas não é indicado. Como explicamos acima, a PDS só deve ser ingerida em situações de extrema necessidade. As altas doses hormonais contidas em sua composição podem causar diversos efeitos colaterais, como irregularidade menstrual, dor de cabeça, dor abdominal, náuseas, vômitos e fadiga. 

 

Tomei pílula do dia seguinte menstruada e ela parou: o que pode ser? 

 

O primeiro passo é confirmar se o sangramento interpretado como menstruação realmente representa o período menstrual daquele mês. Às vezes, o sangramento vaginal se trata, na verdade, de um escape menstrual ou até mesmo do sangramento de ovulação.

 

Tanto o sangramento de escape quanto o sangramento de ovulação descem em pequena quantidade e duram algumas horas ou poucos dias. Nessas circunstâncias, a pílula do dia seguinte pode ser necessária para evitar a gravidez. 

 

De qualquer forma, não utilize o medicamento antes de conversar com o(a) ginecologista. 

 

Pílula do dia seguinte e menstruação: qual é a relação? 

 

Você já deve ter se perguntado como fica a menstruação depois da pílula do dia seguinte. Isso vai depender da fase do ciclo menstrual em que o medicamento é utilizado! A PDS pode atrasar a menstruação ou causar escapes menstruais. 

 

Basicamente, se você tomar a pílula do dia seguinte antes da ovulação, a tendência é que haja atraso menstrual. Isso porque, nessas circunstâncias, a PDS vai bloquear ou adiar o processo ovulatório e, consequentemente, a chegada da menstruação. 

 

Agora, se você tomar a pílula do dia seguinte após a ovulação, é comum ter um sangramento de escape alguns dias depois. Nesses casos, a menstruação costuma chegar dentro da data prevista.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >