Pode ter relação antes de fazer ultrassom vaginal?
Pode ter relação antes de fazer ultrassom vaginal?
PRODUTO Relacionado

Pode ter relação antes de fazer ultrassom vaginal?
A mulher que vai fazer ultrassom vaginal não precisa se privar de ter relação sexual um dia antes do exame. A transvaginal é um exame de imagem usado para visualizar órgãos internos como útero, colo do útero, trompas de falópio, ovários e vagina. Através deste exame é possível diagnosticar infecção pélvica, câncer de colo do útero, cistos nos ovários, infecções e até confirmar gravidez.
Ultrassom transvaginal: como o exame é feito
O exame transvaginal é feito com um objetivo de captar imagens dos órgãos internos. O exame é feito com a mulher deitada com em uma maca com as pernas entreabertas. Em seguida, o médico insere uma sonda no interior da vagina. O aparelho é envolto em um preservativo com lubrificante e você pode acompanhar tudo pelas imagens no computador. O procedimento em si é rápido e não dói. Qualquer desconforto pode ser causado por tensão na hora do exame ou por alguma infecção na região pélvica. Por isso, deixe de relatar ao ginecologista
O preparo para o ultrassom transvaginal
A ultrassom transvaginal não existe um preparo específico. O ideal é fazer uma boa higiene íntima e de preferência com roupas não muito apertadas. Os médicos também costumam pedir que a paciente esteja com a bexiga vazia para facilitar a captação das imagens. Não há necessidade de repouso após o exame e a mulher pode retornar às atividades do seu dia normalmente.
A transvaginal pode ser feita em qualquer fase do ciclo menstrual, inclusive durante a menstruada. No entanto, a maioria prefere esperar o fim do período menstrual, pois além do fluxo a região costuma ficar mais sensível e o desconforto costuma ser maior. Alguns médicos também dão preferência para os dias seguintes ao fim da menstruação pois é quando o endométrio está mais fino. Isso ajuda a dar mais nitidez as imagens. Converse com o seu ginecologista e procure seguir suas orientações.
Diferença entre ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal
A ultrassom transvaginal com preparo de intestino é um pouco mais complexa e costuma ser indicada para as suspeitas de endometriose. O procedimento é o mesmo, com uma sonda sendo introduzida no canal vaginal. A diferença é que ele exige que a mulher não tenha nenhum resíduo no intestino e gases. Para isso, o médico recomenda uma dieta pobre em resíduos sólidos 24 horas antes da realização do exame e o uso de um laxante. A duração costuma ser um pouco mais longa.
PRODUTOS Relacionado




