Pode fazer exame de urina menstruada?
Pode fazer exame de urina menstruada?
Não é recomendado fazer o exame de urina durante a menstruação
De acordo com o Alexandre, o sangramento pode atrapalhar a coleta de informações feita no laboratório por conta da possível presença de hemácias existentes no sangue do período menstrual. O principal objetivo desse teste é analisar o pH da urina e também avaliar a presença de nutrientes, proteínas, leucócitos e muitos outros. Mas quando o sangue, por menor que sua quantidade seja, é percebido na coleta, os profissionais passam a se preocupar. “A menstruação pode atrapalhar principalmente na análise de hemácias (glóbulos vermelhos) na urina, influenciado pelo sangue menstrual”, completa. Afinal, não é normal ter sangue na urina.
Quando há sangue na urina, o diagnóstico diz respeito a casos de hematúria - quando há hemácias na urina. Assim, as principais suspeitas passam a ser de infecções, como a urinária, pedras no rins, câncer renal e outras doenças. Para não haver confusão, não é recomendado pelos laboratórios fazer o exame durante o período menstrual. O ideal é esperar a semana passar e garantir melhor eficácia da investigação dos sintomas que você tem sentido.
O exame de urina pode ser feito menstruada em casos de emergência
O ginecologista, no entanto, ressalta que em casos de urgências o exame pode ser feito. “Pode ser feito com uma boa limpeza íntima antes da coleta com lenços umedecidos fornecidos pelo laboratório no momento da coleta”, aponta ele. Outra dica é usar o absorvente interno para que os fluidos não tenham contato. Ainda assim, o mais indicado a se fazer é adiar o exame de urina. Se possível, marque para daqui a cerca de 10 dias, tendo a certeza de que o sangramento já terá acabado.
A menstruação pode interferir em outros exames ginecológicos
Além do exame de urina, a menstruação também pode interferir no resultado de outros exames. Entre os testes ginecológicos, recomenda-se que a ultrassonografia transvaginal e o exame preventivo não sejam feitos junto da menstruação, salvo casos de urgência, como uma possível gravidez. Além deles, o estudo urodinâmico, para diagnosticar a incontinência urinária, também não é recomendado. Já o exame de sangue pode ser feito sem que a menstruação tenha interferência nos resultados.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Zabeu Rossi - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Diretor da Clínica Rossi
CRM: 79963



