Pílula anticoncepcional reduz os efeitos da TPM? Consultamos um ginecologista para saber!
Pílula anticoncepcional reduz os efeitos da TPM? Consultamos um ginecologista para saber!
Já sabe quais são os sintomas da Tensão Pré-Menstrual?
A Tensão Pré-Menstrual é caracterizada por mudanças físicas ou de humor, que ocorrem antes da menstruação, mês após mês. Os sintomas físicos podem se apresentar como dor nas mamas, retenção de líquido, dor de cabeça, acne, cansaço, sintomas gastrointestinais e dor abdominal. Já os sintomas emocionais incluem depressão, irritabilidade, ansiedade, insônia e mudança no desejo sexual.
Mito ou verdade: uso de anticoncepcional reduz os efeitos da TPM?
Para a ginecologista Michelly Motta, o uso de contraceptivos hormonais pode diminuir os sintomas físicos da TPM: “As pílulas com progestágeno chamado Drospirenona proporcionam a estabilidade da flutuação hormonal feminina, melhorando as reações emocionais como irritabilidade e depressão, além de melhorar as cólicas menstruais, acne, excesso de oleosidade na pele, excesso de peso e inchaço”, explica.
No entanto, nem todas as pílulas aliviam as alterações de humor. “Às vezes é necessário o uso de antidepressivos e diuréticos. Quem irá decidir o melhor tratamento é o seu ginecologista”, diz a médica.
Ginecologista destaca outros benefícios do anticoncepcional
Como a pílula anticoncepcional inibe a ovulação, acaba impedindo a gravidez de acontecer. Segundo a ginecologista, ela também altera o muco cervical, dificultando o acesso do espermatozóide até o óvulo e provoca mudanças no endométrio (camada que reveste o útero por dentro), impedindo que o embrião grude no útero. Além da prevenção da gravidez, Michelly destaca regularização do ciclo menstrual e a diminuição do fluxo como grandes benefícios, além de diminuir o risco de câncer de útero, ovário e cólon e ajudar no tratamento da endometriose, e controle do sangramento devido a mioma.
Dra. Michelly Motta, ginecologista da Perinatal
CRM: 5273000-9



