Tomar pílula anticoncepcional de forma contínua por um tempo pode alterar meu fluxo menstrual?
Tomar pílula anticoncepcional de forma contínua por um tempo pode alterar meu fluxo menstrual?
Entendendo a pílula contínua
A pílula utilizada de forma contínua não é diferente da pílula usada com pausa, ambas possuem o mesmo objetivo, que é bloquear a ovulação. Ao usar a cartela sem pausa, o sangramento que deveria ocorrer neste intervalo não irá mais acontecer. Em alguns casos, a mulher pode ter pequenos escapes que não representam o fluxo menstrual.
É importante saber que para cada mulher existe um tipo mais adequado e isto deve ser avaliado junto ao ginecologista. Algumas pílulas possuem 21 e outras 28 comprimidos. As mais conhecidas são composta por estrógeno e progesterona (pílula combinada), mas também há a pílula que contém somente progestogênio, normalmente indicada para mulheres que estão amamentando ou possuem restrição ao estrogênio.
Cada paciente recebe uma indicação de pílula de acordo com seu perfil
Segundo o ginecologista, cada pílula possui uma indicação de uso. Existem várias composições de pílulas no mercado e a indicação delas pelo profissional dependerá muito do perfil de cada paciente. “Temos pacientes que desejam ter um ciclo menstrual previsível, outras que preferem não menstruar, pacientes portadoras de ovários policísticos e as que estão amamentando. Para cada perfil de paciente teremos um tipo de pílula”, explica o médico.
Converse com seu ginecologista!
Antes de começar a usar a pílula de forma contínua, converse com seu ginecologista sobre o desejo de parar de menstruar. Após a conversa, ele poderá prescrever a medicação correta (anticoncepcional via oral) e você deve fazer uso de acordo com as orientações recebidas por ele.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Ricardo Barbosa Diniz – Coordenador do serviço de Ginecologia e Obstetrícia e Diretor Clínico do Hospital América de Mauá
CRM: 83689



