pH vaginal: Entenda o que é e como ele protege sua saúde íntima
pH vaginal: Entenda o que é e como ele protege sua saúde íntima
PRODUTO Relacionado

Dúvida 1) O que significa pH vaginal?
A sigla pH significa “potencial hidrogeniônico”, é uma escala que mede a acidez de uma solução. O grau pode variar de 0 a 14, sendo o 7 considerado como neutro. De 0 a 7, a substância é classificada como ácidas, e de 7 a 14 como alcalinas (ou básicas). No caso da vagina, o valor de pH saudável é entre 3,8 a 4,5, ou seja, é ácido.
Dúvida 2) Qual a importância do pH vaginal ser ácido?
O termômetro da saúde vaginal é o valor do pH. Naturalmente, a vagina possui bactérias e fungos sem causar danos. Elas produzem ácido láctico que reduz o valor do pH. Por conta desses habitantes, o pH da vagina é ácido. Assim, ele funciona como uma barreira de proteção da região íntima contra infecções e irritação, não permitindo que bactérias nocivas sobrevivam.
Dúvida 3) O que acontece se o pH da vagina desregular?
Quando há um desequilíbrio da flora vaginal, o pH da região é modificado. Consequentemente, poderá ocorrer a proliferação de microrganismos nocivos, que resultam em alguma doença. Caso ele esteja ácido, existe o risco de infecções por fungos, a mais comum é a candidíase. Se o pH ficar alcalino, a mulher pode ter vaginose, por exemplo.
Dúvida 4) Como posso manter o pH equilibrado?
Para evitar dores de cabeças e incômodos, é preciso cuidar muito bem da região íntima, para que não se torne um ambiente propício para infecções. Diversos fatores externos podem acabar prejudicando a vagina a manter sua acidez natural. O uso de antibióticos é um exemplo, pois eles acabam tanto com as bactérias nocivas como também com as saudáveis, que regulam a acidez da vagina. Além disso, o suor, abafamento - causado por alguns tecidos de roupa íntima, por exemplo - higiene inadequada e roupas justas podem desregular o pH.
Alguns hábitos podem ajudar a se proteger, como uso de sabonete íntimos, que ajudam a manter o pH ácido da vagina, já que não agridem a pele e as mucosas da região. Opte por roupas mais largas e de algodão, elas contribuem para a ventilação do local. E também, quando estiver menstruada, é imprescindível a troca regular do absorvente.
É importante ressaltar sobre as relações sexuais. O esperma possui um pH alcalino e pode desestabilizar o ambiente da vagina com o desenvolvimento de bactérias. Por isso, além de prevenir de doenças sexualmente transmissíveis, a camisinha é indicada para proteger seu corpo.
PRODUTOS Relacionado




