Pesquisa nacional revela que menstruação ainda é um tabu para mulheres
Pesquisa nacional revela que menstruação ainda é um tabu para mulheres
PRODUTO Relacionado

Essa apuração é mais uma prova de que a menstruação não deve ser mascarada pela sociedade. Muito pelo contrário! O tema precisa ser cada vez mais discutido para, desta forma, combatermos a falta de informação e desconstruirmos os mitos envolvendo o período menstrual. A seguir, confira mais detalhes sobre os resultados da pesquisa:
Segurar um absorvente na mão ainda causa constrangimento
Infelizmente, a simples tarefa de comprar um absorvente na farmácia ou até mesmo segurar o produto nas mãos pode se tornar uma verdadeira missão para muitas mulheres e adolescentes. De acordo com a pesquisa, 62% das entrevistadas de 12 a 14 anos sentem a necessidade de esconder o absorvente de outras pessoas. Para piorar a situação, esse constrangimento não se restringe às meninas mais novas e persiste mesmo com o aumento da faixa etária: 53% entre as adolescentes de 15 a 17 anos mostram o mesmo embaraço, assim como 49% entre as mulheres de 18 a 25 anos, que também têm vergonha ao manusear o absorvente publicamente.
Esse desconforto ao lidar com o absorvente pode render consequências negativas à higiene íntima e saúde íntima da mulher. Não se sentir à vontade para falar ou trocar experiências sobre o assunto impede a difusão de informações importantes a respeito do tema. Por isso, tente ao máximo encarar a menstruação e tudo que envolve o período menstrual com naturalidade! Desta forma, você não corre o risco de perder dicas e conselhos de amigas, familiares e até mesmo do(a) seu(a) ginecologista. Como, por exemplo, orientações sobre a melhor maneira de fazer a higiene íntima na menstruação ou sugestões de um modelo novo de absorvente.
Veja também: 4 vergonhas que meninas têm sobre menstruação e precisam acabar já
Muitas mulheres têm vergonha de falar que estão menstruadas
Se engana quem pensa que a palavra "menstruação" é a mais utilizada para se referir ao período menstrual. Na verdade, a palavra literal fica em segundo lugar. Segundo a pesquisa, a primeira posição vai para a expressão "naqueles dias", seguida por outros termos, como "de chico", "no período", "monstruada", "no vermelho", "sinal vermelho" e "com visitas". Essa constatação foi feita com base nas respostas das entrevistadas: 66% da região sudeste, 69% da região sul, 60% da região nordeste, 72% da região centro-oeste e 69% da região norte.
Veja também: "Naqueles dias" ou "de chico": por que você deveria parar de dar apelidos para sua menstruação
Deixar de fazer atividades por estar menstruada ainda acontece
Usar a menstruação como desculpa para fugir de algum compromisso é uma tática bastante antiga. No entanto, algumas mulheres realmente acreditam que a menstruação é empecilho para as atividades do dia a dia. Segundo a pesquisa, 78% das entrevistadas entre 12 e 14 anos de idade já ouviu falar que algumas coisas não podem ser feitas durante o período menstrual, incluindo: ir à praia ou piscina (76%), vestir roupas brancas (74%) ou apertadas (34%) e participar das aulas de educação física (28%).
Sustentar esse pensamento faz com que as mulheres acabem se privando, desnecessariamente, de diversas atividades. É fundamental entender que você pode, sim, se divertir na praia ou ir à academia durante a menstruação. O período menstrual é um comportamento natural do organismo feminino e não oferece nenhum tipo de ameaça à saúde. Portanto, está liberado levar uma vida normal!
Veja também: 5 coisas que a mulher menstruada pode fazer
TPM é a principal alvo de reclamações
Os resultados da pesquisa mostram que a maior parte das mulheres sofre com as reclamações sobre as oscilações de humor características da TPM. Esta é a principal queixa de 72% das meninas entre 12 e 14 anos; 75% entre 15 e 17 anos e 77% entre 18 e 25 anos. Para conviver melhor com os sintomas da TPM (Tensão Pré Menstrual), vale a pena criar uma relação mais próxima com o próprio ciclo menstrual. Desta forma, fica mais fácil compreender os sinais fornecidos pelo corpo em cada etapa do mês, como o aumento da libido e da secreção vaginal durante a ovulação e a cólica e mudanças de temperamento nos dias que antecedem à menstruação.
Buscar informação sobre ciclo menstrual é muito importante
A internet é a maior fonte de informação sobre a menstruação, sabia? De acordo com a pesquisa, 67% das meninas entre 12 e 14 anos e 77% das adolescentes entre 15 e 17 anos utilizam esse meio para tirar dúvidas. As adultas não ficam de fora, viu? Segundo o estudo, 78% das mulheres entre 18 e 25 anos também contam com a internet para se informar a respeito do período menstrual. As outras maiores fontes de informação são a mãe e as amigas. Daqui em diante, queremos cada vez mais ter conversas abertas e sem receios sobre menstruação. Vamos torná-la algo natural e parte do universo feminino! ;)
Pesquisa online realizada com as leitoras da Capricho.com, em dezembro de 2017, contemplando entrevistadas de todas as regiões do Brasil.
Matéria atualizada em: 20 de maio de 2020
PRODUTOS Relacionado




