Período fértil: saiba as mudanças que ele provoca no corpo
Período fértil: saiba as mudanças que ele provoca no corpo
O que é o período fértil?
O ciclo menstrual é composto de três fases principais. Todo mês, o organismo da mulher se prepara para uma possível gravidez. Assim, na fase ovulatória, com a ovulação, ele torna o sistema reprodutor feminino perfeito para a fecundação. Quando ela não acontece, inicia-se a fase lútea, com o corpo se preparando para liberar o óvulo formado, o que caracteriza a TPM. E, enfim, os resquícios da ovulação descem, junto com o sangue, na fase folicular. Assim que o sangramento termina, o organismo se prepara, mais uma vez, para a reprodução e, dessa forma, o ciclo vai seguindo.
O período fértil é, então, a fase ovulatória. É o momento em que o sistema reprodutor feminino apresenta as condições ideias para que aconteça o encontro entre o óvulo e os espermatozóides. É por conta disso que a chance da mulher engravidar nessa época é maior do que em qualquer outro momento do mês. Mas vale lembrar que não é somente nesses dias que isso pode acontecer. Por isso, o uso de preservativos e outros métodos contraceptivos são indispensáveis!
Como é possível identificar o período fértil?
É super simples saber quando você está no período fértil! A maior dica é ter uma ideia de quando a sua próxima menstruação vai descer. Depois disso, começam os cálculos. “A ovulação ocorre, em média, 14 dias antes do período menstrual, isto é, em mulheres que tem um ciclo de 28 dias o dia da ovulação teoricamente é o 14º”, explica o ginecologista. Já mulheres com o ciclo de 30 dias, isso acontece no 16º dia, ou seja, também 14 dias antes do próximo sangramento. Resumindo, o período fértil sempre acontece, mais ou menos, no meio do ciclo menstrual, podendo ter uma duração de 3 dias ou depois do dia da ovulação.
Quais são os sintomas do período fértil?
Durante todas as fases do ciclo, os hormônios, como a progesterona e estrogênio, acompanham os diferentes momentos da mulher. Eles são os principais responsáveis por provocar mudanças no organismo, com as alterações de humor na TPM, por exemplo. E com o período fértil não seria diferente. Nesse momento, a mulher pode se sentir mais animada, devido ao aumento da testosterona, e autoconfiante. “Ocorre um aumento de desejo sexual e aumento da saída espontânea, ou provocada, de secreção mucóide pela vagina”, completa ele. Ele ainda comenta que algumas mulheres podem sentir dor no ovário ou turgência mamária. Mas cada uma pode apresentar sintomas diferentes! Para ter certeza, é só conferir com o seu ginecologista o funcionamento do seu ciclo.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Marcos Wengrover Rosa, MD, PhD.
Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Moinhos de Vento
CRM 12346



