Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Período fértil feminino: como calcular o ciclo, montar a tabela e identificar sintomas

Período fértil feminino: como calcular o ciclo, montar a tabela e identificar sintomas

O período fértil feminino é o intervalo de tempo no ciclo menstrual em que o corpo da mulher está preparado para uma gravidez. Diferente dos homens que podem produzir os espermatozóides a qualquer momento, a mulher ovula apenas uma vez no mês, restringindo sua fertilidade a apenas 6 dias. Estipula-se que isso aconteça entre 12 a 18 dias após a menstruação, mas isso pode variar de acordo com o organismo da mulher e seu ciclo menstrual. Quer entender como? Confira o nosso passo a passo de como calcular o ciclo e identificar o seu período fértil.

 

O que é o período fértil feminino?

 

Período fértil são os dias em que o encontro entre o óvulo e o espermatozóide (fecundação) pode acontecer. O óvulo é a célula sexual feminina resultante do processo de ovulação. Quando a ovulação termina, essa célula é liberada dos ovários e permanece por 24 horas nas trompas de falópio. Embora isso dure apenas 1 dia, o espermatozóide consegue sobreviver dentro do organismo feminino por entre 3 e 5 dias, aumentando as chances da gravidez. Assim, o período fértil marca exatamente os dias em que há chances do espermatozóide encontrar com o óvulo. 

 

Aprenda como calcular o período fértil

 

1º passo: Calcule os dias do seu ciclo menstrual

 

O ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra. Ele possui 3 fases, iniciando com a menstruação, seguido da ovulação e da fase lútea. Para calcular essas fases e entender quando elas estão acontecendo, o primeiro passo é contar quantos dias há em seu ciclo menstrual. Para fazer isso, marque em um calendário o primeiro dia de sangramento e aguarde o próximo dia de menstruação para anotar novamente. Faça isso por cerca de 3 meses e calcule quantos dias separam cada início de período menstrual.

 

Exemplo: se do primeiro ao segundo mês, o intervalo foi de 29 dias; mas, do segundo ao terceiro, foi de 27 dias, então o seu ciclo tem uma duração média de 28 dias.

 

2º passo: Calcule o dia da ovulação

 

Estima-se que a ovulação aconteça entre 10 e 16 dias após o primeiro dia de menstruação, por isso a importância de saber quanto tempo dura seu ciclo menstrual. 

 

Exemplo: se o seu ciclo dura 30 dias, provavelmente a ovulação acontece no 16º dia (30-14=16).

 

3º passo: Calcule os dias férteis

 

O último passo é calcular quando o período fértil acontece. Como depois da ovulação, o óvulo não pode mais ser fecundado, tendo vida de apenas 24 horas, o período fértil acontece 5 dias antes disso. Então, tendo a data do 2º passo, conte 5 dias para trás.

 

Exemplo: se a ovulação acontece no 15º dia do ciclo, o período fértil ocorre do 10º ao 16º dia.

 

Monte uma tabela com as fases do ciclo menstrual

 

Depois de fazer todos os cálculos e entender como funciona o seu ciclo menstrual, você já pode montar uma tabela para facilitar a visualização do ciclo. Hoje, alguns aplicativos têm ferramentas para fazer isso. Mas você também pode fazer o seu próprio calendário. Monte um calendário com a quantidade de dias do ciclo e, depois disso, pinte no papel os dias específicos do ciclo. Marque, por exemplo, a duração da sua menstruação em vermelho, o dia da ovulação em azul e o período fértil em verde. 

 

Todos os outros dias são “não-férteis”, ou seja, as chances de engravidar são baixas. É dessa forma que o método contraceptivo da tabelinha funciona. Contudo, apesar dos cálculos, muitos profissionais não recomendam a tabelinha como método contraceptivo, já que os cálculos não são exatos e muitos vezes ela pode falhar. Um método de barreira, como a camisinha, é sempre mais indicado.

 

4 sintomas do período fértil: aprenda a identificar

 

As 3 fases do ciclo menstrual podem causar sintomas físicos e emocionais no corpo e, sem fazer cálculo algum, é possível identificar o momento em que estamos. Durante o período fértil e a ovulação, a mulher pode sentir 4 sintomas principais:

 

Pontada de dor no abdômen: quando o óvulo sai do ovário, há um rompimento para permitir sua liberação. Quando isso acontece, a mulher pode sentir uma pontada de dor na região abdominal, abaixo do ventre. A dor não é muito forte, apenas um leve incômodo que passa rápido.

 

Secreção vaginal branca: durante todo o ciclo, o organismo libera a secreção vaginal, um indicativo de que tudo está normal. Um pouco antes da ovulação, esse líquido fica mais espesso, um pouco elástico e mais branco do que o normal, sendo um bom indicativo do período fértil.

 

Aumento da libido: um dos sintomas mais comuns do período fértil é o aumento da libido, ou seja, do desejo sexual da mulher. Junto disso, ela há também um aumento da disposição e melhora no humor.

 

Temperatura corporal elevada: com o auxílio de um termômetro, é possível identificar quando há um aumento da temperatura corporal basal, aquela em que acordarmos. Para fazer isso, mantenha uma rotina de, ao acordar, medir sua temperatura. Se notar um aumento de 0,5ºC, provavelmente o período fértil está acontecendo.

 

Veja mais:

 

Como calcular o período fértil do ciclo desregulado?

 

9 mudanças curiosas que o período fértil traz

 

4 aplicativos de celular para calcular o período fértil

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Intimidade feminina
    Hímen complacente: "como saber se tenho e se ele roupeu ou não durante o sexo?"
    O hímen complacente tem como principal característica ser mais elástico e não romper c..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >