Período fértil e ovulação são a mesma coisa? Entenda cada fase do seu ciclo menstrual
Período fértil e ovulação são a mesma coisa? Entenda cada fase do seu ciclo menstrual
A ovulação acontece no 14° dia do ciclo menstrual
A ovulação é um período de aproximadamente 6 dias, durante o ciclo menstrual, em que os hormônios estimulam a liberação do óvulo para a tuba uterina para haver fecundação. Quando não há gravidez, o endométrio descama e é expelido do útero dando origem à menstruação. A ovulação acontece no 14° dia do ciclo, lembrando que o ciclo começa no primeiro dia do fluxo menstrual. Nesse período é comum o muco vaginal ficar mais abundante e espesso, além da libido ficar em alta.
Já o período fértil, de acordo com a profissional, é o momento do ciclo menstrual com mais chances de engravidar. Ele acontece nos cinco dias que antecedem a ovulação, e também os dois dias após a mesma. Enquanto isso, a ovulação acontece, em geral, no meio do ciclo menstrual.
O dia fértil é o momento mais propício para a mulher engravidar
“Para que a mulher tenha um período fértil, é necessária a ovulação, portanto, se ela não está ovulando, não tem período fértil, o que causa a confusão”, esclarece a especialista. Além disso, essa incerteza sobre ambas as fases provoca erro em alguns métodos, como o de tabelinha. Isto acontece porque é preciso levar em consideração o tempo que o espermatozóide fica viável no sistema reprodutor feminino. “Tanto que as maiores chances para que ocorra a fecundação é quando já há espermatozoides presentes antes da ovulação”, alerta ela. É relevante alertar sobre a liberação do óvulo, que fica apto para germinar de 12 a 24 horas. “Apesar do curto período de viabilidade do óvulo, o intervalo fértil é bem mais longo, pois, dependendo da qualidade do sêmen masculino, os espermatozóides podem ficar viáveis dentro do sistema reprodutor da mulher por até 5-7 dias”, explica Amanda.
Folicular, ovulatória e lútea: o que caracteriza cada fase do ciclo menstrual?
Um ciclo de 28 dias, em média, e é dividido em 3 fases, conforme caracterizou a médica:
1- Fase Folicular: “ocorre a ação do FSH - Hormônio Folículo Estimulante, que vai estimular o desenvolvimento do folículo dominante até a ovulação”, explica ela;
2- Ovulação: é caracterizada pela liberação do óvulo pelo ovário;
3- Fase Lútea: “vai ocorrer a produção principalmente de progesterona pelo corpo lúteo, com o objetivo de atuar no endométrio e auxiliar na implantação do embrião”, comenta. Quando não acontece a fecundação, o endométrio é expelido em forma de menstruação.
Saiba como identificar a fase do ciclo que você está
Como foi explicado acima, o momento da ovulação é que determina a divisão entre a fase folicular e a lútea. Alguns sinais podem ser observados próximo à ovulação, como o surgimento de um muco cervical claro, a mulher pode perceber uma secreção bem clara e abundante, como clara de ovo”, diz Amanda. Já no período ovulatório, há um aumento da temperatura basal, em até 0,5 graus. E ainda, outra maneira é verificar as doses hormonais no sangue ou urina com a ajuda de kits vendidos nas farmácias.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Amanda Volpato Alvarez - Medicina Reprodutiva – Ginecologista – Obstetra
Faz parte da equipe médica do IPGO (Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia)
CRM: 122447
Matéria atualizada em: 13/05/2019



