Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Período fertil e libido: saiba mais sobre a relação entre eles

Período fertil e libido: saiba mais sobre a relação entre eles

O aumento da libido é uma das principais características do período fértil. É a fase em que as mulheres se sentem mais estimuladas a fazer sexo e quando as relações costumam ser mais prazerosas. Mas isso não é apenas uma coincidência. A fase ovulatória é a época ideal para engravidar, pois o óvulo acabou de ser liberado e está pronto para ser fecundado. O corpo entende que esse é o momento ideal para ter relações sexuais e começa a influenciar o apetite sexual. Por isso, podemos afirmar que o aumento da libido é algo natural do próprio organismo, como resposta a uma série de processos ligados às oscilações hormonais durante o ciclo menstrual. Nós conversamos com o ginecologista Dr. Rogério Leão para esclarecer a relação entre período fértil e libido e tudo o que acontece

Aumento da libido no período fértil acontece devido à alta do estrogênio durante a ovulação

 

O período fértil acontece na metade do ciclo menstrual e corresponde aos dias em que a mulher tem mais chances de ficar grávida. O Dr. Rogério explica que o aumento da libido nessa fase é resultado da ação de dois tipos de hormônios específicos: estradiol e andrógenos, entre eles a testosterona.  “Durante a primeira fase do ciclo menstrual há um aumento de hormônios masculinos e estradiol pelos ovários, atingindo um pico na fase pré-ovulação, portanto, há aumento de libido neste período”. Isso acontece porque o estrogênio em alta estimula a produção dos hormônios andrógenos ligados à libido da mulher. A testosterona, por exemplo, é um dos hormônios que têm mais influência no desejo sexual. Mesmo sendo associada aos homens, ela também está presente nas mulheres. 

 

O médico explica que além do aumento da libido, outros sintomas podem influenciar no desejo sexual das mulheres no período fértil. “Acredita-se ainda que a mulher, além do desejo aumentado, fique mais atraente devido à elevação do estradiol, embora não sabemos na prática o quanto isso realmente influencia”. A lubrificação vaginal também fica mais intensa, como forma de tornar a relação mais prazerosa e confortável. 

 

Entenda a diferença entre período fértil e ovulação 

 

Muitas pessoas acreditam que período fértil e ovulação são a mesma coisa, mas é importante esclarecer que eles são duas coisas completamente diferentes. “Ovulação é o momento que o folículo (pequeno cisto ovariano) libera o óvulo, que pode, então, ser fertilizado se tiver contato com espermatozóide. Período fértil é o período que, se a mulher tiver relações, pode engravidar”, explica o profissional. A ovulação sempre acontece durante o período fértil, que por sua vez, começa 3 dias antes da liberação do óvulo. Esses dias são considerados pois embora o óvulo tenha um tempo de vida de no máximo 24 horas, um espermatozóide pode sobreviver até 5 dias dentro do corpo da mulher. Por isso, se ela tiver uma relação sexual desprotegida poucos dias antes de ovular, ela pode correr o risco de ficar grávida. 



 

Pouca libido pode estar relacionada a fatores hormonais e psicológicos 

 

O período fértil é marcado pelo aumento da libido, mas não significa que seja o único momento em que a mulher se sinta bem para transar. Ela oscila ao longo do ciclo menstrual, alcançando picos e quedas dependendo do momento. O Dr. Rogério explica que logo após a ovulação, os níveis de progesterona sobem bastante, levando a queda da produção de estrogênio e dos andrógenos. Como consequência, o desejo sexual diminui e começam a surgir os sintomas da TPM. 

 

Alguns casos específicos também podem influenciar na diminuição do apetite sexual. É o caso da menopausa, quando os ovários diminuem a produção de estrogênio. “Pacientes com aumento de prolactina (hormônio responsável pela produção de leite materno) e hipertireoidismo, por não terem ciclos ovulatórios, podem ter menos libido” . 

 

Por fim, o médico explica que a libido feminina pode ser influenciada por muitas questões que vão além da ação dos hormônios. “Além de aspectos endócrinos, medicações que interferem no sistema nervoso, como antidepressivos, podem levar à diminuição da libido, além de aspectos psicológicos”. Problemas na relação, baixa autoestima, insatisfação com o corpo e outros bloqueios emocionais podem fazer com que as pessoas percam o interesse e disposição na hora do sexo. 

 
 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Dr. Rogério Leão - Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)

CRM: 104.152

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >