Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Período fértil: acontece antes ou depois da menstruação?

Período fértil: acontece antes ou depois da menstruação?

Algumas mulheres têm dúvidas se o período fértil é antes ou depois da menstruação. A fase corresponde ao momento em que o corpo se prepara para ovular e resultar em uma gravidez no futuro. Nesse período é comum a mulher ter um discreto aumento na temperatura basal corporal e na produção de secreção vaginal fisiológica (natural). O apetite também costuma aumentar nessa época do mês, além de também ser o momento em que nos sentimos mais atraentes e com vontade de ter relações sexuais. Essa reação é muito comum e pode ocorrer com todas as mulheres, já que nosso corpo fisiologicamente se prepara para a reprodução todo mês.

Além de perceber os sintomas e alterações no corpo, é possível saber quando é o período fértil por meio de um cálculo. Para isso, a mulher precisa ficar por dentro dos padrões de regularidade do seu ciclo e sua duração aproximada. 

 

Conversamos com a ginecologista Mariana Conforto para entender melhor como e quando acontece o período fértil: antes ou depois da menstruação?

 

 

Quando é o período fértil no ciclo menstrual? Fase acontece aproximadamente 14 dias antes da menstruação

 

De acordo com a ginecologista, para saber quando é o período fértil é importante ter conhecimento sobre a data aproximada da ovulação, momento em que o óvulo é liberado por um dos ovários. Em uma mulher com ciclo menstrual regular e com uma duração média de 28 dias, o evento acontece aproximadamente 14 dias antes da menstruação, ou seja, na metade do ciclo. “Caso a paciente não tenha um ciclo regular, esta regra não se aplica, não sendo possível correlacionar também esta fase com a do período fértil obrigatoriamente”, esclarece Mariana. Portanto, se a paciente tem um ciclo irregular, o mais indicado é que ela ela converse com um ginecologista para entender como o ciclo dela está funcionando e se é possível corrigir a irregularidade. 

 

 

Entenda como acontece o período fértil no ciclo menstrual

 

O período fértil é conhecido como a fase do pico de fertilidade da mulher. Em um ciclo regular com média de 28 dias, a primeira metade corresponde ao processo de amadurecimento do óvulo pelos folículos ovarianos. Durante esse tempo, a produção de estrogênio vai aumentando, como forma de estimular os ovários, até que um dos folículos produza um óvulo maduro o suficiente para ser fecundado. Quando isso acontece, a estrutura se rompe e o óvulo é liberado, processo que corresponde a ovulação.

 

O período fértil, por sua vez, é a fase em que o organismo da mulher está se preparando para ovular. Ele começa antes da ovulação, pois considera-se que um espermatozóide consiga sobreviver até 5 dias dentro do organismo da mulher. Se ela tiver uma relação sexual sem proteção nesse tempo, as chances de ficar grávida são grandes. 

 

 

Como saber o período fértil: sintomas e alterações no corpo ajudam a perceber a fase 


 

Uma forma de como saber o período fértil é ficar de olho em alguns sinais do corpo nos dias férteis. Nessa fase, a  mulher costuma sentir 2 sintomas principais: aumento da secreção vaginal e da libido. 

 

 A secreção vaginal, também conhecida pelo nome muco cervical, é um fluido produzido pelo organismo durante todo o ciclo menstrual. Contudo, pouco antes da ovulação, a secreção fica mais espessa, com um aspecto elástico e branco, sendo bem mais perceptível. 

 

A libido está relacionada com o desejo sexual. Como a intenção do período fértil é facilitar a gestação, o organismo estimula a mulher a sentir mais vontade de ter relações. 

 

Algumas mulheres ainda podem sentir uma dor no abdômen, a chamada dor da ovulação. Esse incômodo acontece porque quando o óvulo sai do ovário, há um rompimento de alguns vasos sanguíneos. A liberação do fluido pode atingir a região pélvica e causar uma leve inflamação local. A dor é semelhante a uma cólica leve ou pontada na região do baixo ventre. 

 

Como calcular o período fértil? Método ajuda a identificar pico de fertilidade no ciclo 

 

Calcular o período fértil ajuda a mulher a ter mais controle sobre seu ciclo e descobrir qual é o momento em que tem mais chances de engravidar. Por isso, esse conhecimento ajudar tanto na prevenção de gravidez indesejada como pode ser usado em benefícios de casais que querem ter filhos, já que eles terão noção do melhor dia para ter relação sexual. Vale lembrar, porém, que nem sempre calcular período fértil se mostra como um método totalmente eficaz pra evitar a gestação. Então, o indicado é fazer uso de um contraceptivo para ter mais segurança, além de não se esquecer de utilizar a camisinha evitar a contaminação por Infecções Sexualmente Transmissíveis.  

 

Para fazer o cálculo dos dias férteis, o primeiro passo é registrar em algum calendário ou agenda quando foi sua última menstruação. Geralmente, o período fértil acontece cerca de14 dias após essa data. Por isso, conte 14 dias para frente a partir do ínicio do ultimo período menstrual para saber o seu pico de fertilidade, ou seja, quando ocorre a ovulação. Depois, inclua cinco antes e um dia depois da ovulação. Nos ciclos de 30 dias, é provável que a ovulação aconteça no 16º dia. Portanto, faça o mesmo esquema de calcular período fértil, mas contando 16 dias para frente e não 14. 

 

Após a ovulação, estima-se que a próxima menstruação desça em torno de 14 a 16 dias. Essa última fase do ciclo menstrual - fase lútea - costuma ser mais regular. Nela, o óvulo não fecundado se desintegra, fazendo com que a parede que reveste o útero internamente se desintegre e saia como fluxo menstrual. 

 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal

CRM: 5296454-9

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >