Perder a virgindade: 7 mitos que precisamos esclarecer sobre a primeira vez
Perder a virgindade: 7 mitos que precisamos esclarecer sobre a primeira vez
PRODUTO Relacionado

1) A menina só deixa de ser virgem quando rompe o hímen? Mito!
Um mito muito comum é que a virgindade da menina está relacionada ao rompimento do hímen. Porém, não é bem assim que acontece. O hímen é uma pequena membrana protetora localizada na entrada do canal vaginal. Com a penetração, ele pode ser rompido ou não. Acontece que muitas meninas têm essa membrana mais elástica, enquanto em outras é mais resistente. No primeiro caso, pode acontecer de, mesmo após o sexo, o hímen não ser rompido. Inclusive, existem casos raros em que as mulheres nascem sem ele. Portanto, a virgindade não está ligada à abertura da película presente na entrada da vagina e, sim, ao fato de ter havido a relação sexual.
2) Não é possível engravidar na primeira relação sexual? Mito!
Já ouviu alguém falar que as chances de engravidar na primeira vez são bem pequenas? Bom, a ciência não concorda muito com isso. Se a primeira menstruação já aconteceu, as chances da mulher engravidar são como em qualquer outra relação - não importa se é a primeira. Por isso, é importante ir ao ginecologista antes de iniciar a vida sexual e conhecer possibilidades de métodos contraceptivos. Alguns deles são hormonais, enquanto outros agem como métodos de barreira, como é o caso da camisinha. Por conta da facilidade de usá-la, esteja com uma sempre por perto. A camisinha além de prevenir a gravidez, é ideal para impedir o contágio de doenças sexualmente transmissíveis, como herpes (infecção viral que causa feridas e verrugas), gonorréia e clamídia, ambas infecções causadas por bactérias.
3) Há uma idade certa para ter a primeira vez? Mito!
Não há uma idade definida como ideal ou correta para começar a vida sexual. A única “regra” quanto a isso é que a primeira transa aconteça depois que a mulher menstrue pela primeira vez. Assim, ela terá o amadurecimento sexual necessário para isso. De forma geral, perder a virgindade é algo muito particular e, a partir desse momento, é importante se preocupar com a sua saúde vaginal e manter visitas regulares ao ginecologista. Por isso, o ideal mesmo é que a menina tenha maturidade emocional e psicológica suficiente para passar por esse momento, independente da idade.
4) Perder a virgindade dói? Mito!
É normal ouvir dizer que o sexo é quase sempre algo doloroso no início, porém, a realidade é que isso depende de muitos fatores. É comum sentir um desconforto se a menina está muito nervosa, o que reflete tensionando a musculatura pélvica e dificuldade a penetração. A lubrificação é outro ponto para se atentar: nem sempre a vagina está úmida o suficiente para ajudar na penetração. Para aumentar a presença de secreção natural da vagina é necessário aumentar a excitação da mulher antes de penetrar. Outra alternativa é utilizar um lubrificante à base de água, que pode ser encontrado facilmente em farmácias. Também é importante lembrar que infecções vaginais, como a candidíase, tem como sintoma a inflamação da vagina, proporcionando dores nesse momento. Para evitar esse quadro, não se esqueça de consultar um ginecologista.
5) Depois da primeira vez, o corpo muda? Mito!
Embora não tenha sido comprovado pelos especialistas, há quem acredite que mudanças no corpo são comuns depois da primeira vez. O que pode acontecer, no entanto, é uma mudança no emocional e no comportamento. Principalmente depois da primeira vez, as consultas com o ginecologista deve se tornar algo regular, bem como o exame preventivo. Por isso, depois desse momento, é normal ter mais preocupações com a saúde íntima. Mas tudo pára por aí, viu? O corpo não muda.
6) É impossível ter orgasmo na primeira vez? Mito!
O orgasmo é um momento de prazer intenso que pode acontecer com a penetração ou durante a estimulação no clitóris - uma estrutura acima da vagina, composta por terminações nervosas que têm a única função de dar prazer à mulher. Todas as mulheres podem ter orgamos, sendo o clitoriano o mais comum. Desde que a estimulação seja prazerosa e leve, ou seja, de forma que não machuque o clitóris, o orgasmo pode acontecer. Assim, nada impede que a mulher chegue a esse momento na primeira vez.
7) A menina só perde a virgindade quando sangra? Mito!
Por conta da ruptura do hímen, um pequeno sangramento pode acontecer. Mas, como nem sempre o hímen tem a estrutura tão rígida, sendo mais flexível, existem casos em que as mulheres iniciam sua vida sexual e só vão ter esse sangramento muito depois da primeira vez. Por isso, não se assuste caso não esse sangue não desça - isso não quer dizer que seu hímen já foi rompido antes.
PRODUTOS Relacionado




