Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Você conhece todas as partes da sua região íntima e os cuidados que deve ter?

Você conhece todas as partes da sua região íntima e os cuidados que deve ter?

Saber quais são as partes da vagina é o primeiro passo do autoconhecimento! E se prepare, porque são muitas. O que é o clitóris? Como é o interior da vagina? Cada parte dessa região, por menor que seja, tem uma função específica e importante dentro de um todo. Por isso que, para funcionar da melhor forma possível, elas precisam de muitos cuidados e atenção. Pensando nisso, separamos as principais partes da região íntima que você precisa conhecer e também os cuidados que cada uma pede!

 

 

Pequenos e grandes lábios

 

Os pequenos e grandes lábios têm a função de proteger a região íntima. Mais especificamente, os lábios maiores protegem a região como um todo. Eles são compostos pela pele e ficam entre a coxa e a região. Já os lábios menores são dobras mais finas, constituídos por uma mucosa rosada. Eles ficam entre os grandes lábios e a vagina, protegendo a uretra e a entrada vaginal. É importante lavar a região com cuidados, tirando restos de secreções, mas sem limpar o interior da vagina. Fazer isso pode deixar a área desprotegida e aberta para o aparecimento de doenças, como a candidíase.

 

Clitóris

 

O clitóris só tem uma função: dar prazer à mulher. Isso mesmo, ele é uma pequena bolinha que fica na parte superior da região, bem onde os grandes lábios se encontram. Pode parecer inocente à primeira vista, já que, como um iceberg, o que vemos é apenas a pontinha dele. Mas ele é muito sensível já que tem mais de 8 mil terminações nervosas, sendo capaz de intensificar o orgasmo da mulher.

 

O maior cuidado com ele é na hora de estimulá-lo. Como qualquer parte da região, é importante que o contato seja limpo para evitar doenças e infecções. Além disso, força e brutalidade são proibidos! Movimentos assim podem deixá-lo dolorido. Na hora de lavar, use seus dedos e retire aquela substância banquinha e pastosa, chamada de esmegma.

 

Uretra

 

A uretra feminina é tão pequena que é até difícil de enxergá-la. Sua única função é expelir o xixi, que vem desde a bexiga até o exterior do organismo. Muitas pessoas acham que a urina sai pela vagina, mas a uretra fica um pouco acima desta entrada. O cuidado aqui é não passar o papel higiênico muito forte e manter a região limpa. Afinal, má higiene nessa área pode ser a causa de uma infecção urinária.

 

Vagina

 

A entrada da vagina fica abaixo do clitóris e acima do ânus e ela tem muuuitas funções. É por ela que acontece a menstruação, o sexo e também o parto! Isso tudo porque o que nós conseguimos ver é somente sua entrada, sendo o interior da vagina onde toda essa magia acontece. A higiene íntima nela é muito importante e deve ser feita diariamente. Mas, de novo, a lavagem não pode ser feita no interior, ok? Duchas vaginas são extremamente proibidas, já que esse órgão produz substâncias naturais para proteger a região de fungos e bactérias, além de manter o pH, naturalmente ácido, equilibrado. Para garantir tudo isso, prefira calcinhas de algodão e sabonetes próprios para a área, como os líquidos de pH neutro.

 

Interior da vagina

 

No geral, tuba uterina, útero e ovário! Você os conhece? Essas são as principais partes íntimas que ficam dentro da vagina. A função mais importante dessas três partes é a produção do óvulo, responsável pela reprodução. Assim, o ovário é quem o produz e depois ele é encaminhado para as tubas uterinas. E pronto! Lá, o óvulo fica na espera de encontrar os espermatozóides masculinos. Quando isso acontece, as tubas o transportam para o útero, onde a gravidez vai acontecer! Caso o contrário, ele é expelido junto do sangramento, durante a menstruação. A principal atenção com essa região é não lavá-la e evitar fricções muitos bruscas durante o sexo, para não machucar.

 

Para mais detalhes, não esqueça de se consultar com um ginecologistas. Esses profissionais são os nossos melhores amigos quando o assunto é saúde vaginal! Eles conhecem a região como ninguém. Por isso, tire suas dúvidas com eles e tenha a garantia de que tudo está bem com a sua saúde íntima fazendo exames indicados por ele, ok?

Bottom_OB_celebration

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >