Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. É normal isso acontecer?
Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. É normal isso acontecer?
Veja também: Ginecologista lista mudanças percebidas no corpo depois de parar de tomar a pílula anticoncepcional
'Parar de tomar anticoncepcional atrasa a menstruação por quanto tempo?'
Para pílulas do tipo combinadas, ou seja, que usam progesterona e estrogênio, o normal é que a menstruação desça depois de 3 a 5 dias após a interrupção. Já para as minipílulas, aquelas que possuem apenas a progesterona, o período menstrual pode demorar um ciclo inteiro para aparecer, já que o contraceptivo inibe o sangramento. Assim, deve-se esperar de 21 a 35 dias, o intervalo ideal para um ciclo menstrual ser considerado regular. Apesar disso, o profissional comenta que o uso prolongado do anticoncepcional pode fazer com que o sistema hormonal da mulher demore um pouco para voltar completamente ao normal. “Nesses casos, após um ciclo menstrual normal, a menstruação deve vir”, indica ele.
'Parei de tomar o anticoncepcional e não menstruei ainda. Quais são as possíveis causas?'
Após a interrupção do anticoncepcional, o funcionamento do organismo da mulher age naturalmente, de acordo com os seus hormônios. Por isso, o normal é que a sua menstruação venha a cada 28 ou 30 dias, segundo o profissional. Dessa forma, quando o ciclo se torna irregular e o período de sangramento não desce, os especialistas já levantam suspeitas. “Neste caso, deve-se avaliar o porquê a menstruação não está vindo. Normalmente, é algum problema hormonal, como a síndrome dos ovários policísticos”, explica. Esse quadro trata de um distúrbio hormonal em que cistos se desenvolvem dentro da parede interna do ovário, fazendo o órgão aumentar de tamanho. Os efeitos da doença são acne excessiva, pelos faciais, menstruação irregular e ganho de peso.
Outro motivo para a menstruação não acontecer após parar de tomar o anticoncepcional é quando há algum problema no útero que não permite o desenvolvimento do endométrio (camada interna que reveste o útero). Durante o ciclo menstrual, esse tecido se desenvolve para ser descartado junto com a menstruação. Mas o período de sangramento pode sofrer alterações caso essa camada seja prejudicada. “Isso ocorre devido a cicatrizes que se formam por processos inflamatórios prévios ou procedimentos uterinos, como curetagem (procedimento médico para retirar uma parte do endométrio)”, explica. Por isso, caso a menstruação não desça depois do tempo esperado, é importante consultar um ginecologista. Assim, o profissional irá realizar exames laboratoriais e de imagens para checar o bom funcionamento do sistema da mulher.
'Minha menstruação não desce, posso estar grávida?'
Para o dr. Rogério, a primeira suspeita de menstruação atrasada deve ser a gravidez. Quando não em casos de uso da minipílula, depois da interrupção do anticoncepcional, deve-se esperar 1 semana para realizar o teste beta-hCg para descartar a possibilidade de uma gestação. É possível realizar o teste de farmácia ou verificar com o exame de sangue. Entretanto, caso o resultado seja negativo, a consulta com o ginecologista é ainda mais importante.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dr. Rogério Leão - Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP)
CRM: 104.152



