Ovulação: tudo sobre a fase do ciclo menstrual em que a mulher está mais fértil
Ovulação: tudo sobre a fase do ciclo menstrual em que a mulher está mais fértil
A ovulação durante o ciclo menstrual e suas características comuns
Ovulação é o nome do processo hormonal que acontece no nosso corpo todo mês para estimular a liberação do óvulo pelo ovário para que ele possa ser fertilizado por um espermatozóide, caso haja relação sexual desprotegida. Mas, você deve estar se perguntando: como posso identificar esse período? Nesse processo é possível observar mudanças na secreção vaginal. Ela se torna mais abundante e fluida, semelhante a clara de ovos. “A vagina se torna mais úmida e a mulher fica mais excitável sexualmente. Assim, o corpo se prepara para garantir a cópula e a fecundação”, acrescenta o médico. Portanto, quando tiver dúvida se você está ovulando, preste atenção nesses pequenos sinais do seu corpo. A ovulação normalmente ocorre de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação.
A ovulação tem influência na libido e no aspecto bonito da pele feminina
Durante o período ovulatório da mulher, o médico diz que é comum notarmos uma melhora no aspecto da pele e dos cabelos. “Com a elevação hormonal desse período, a pele fica mais lisa e brilhante, os cabelos e pelos mais viçosos e a excitação aumenta”, afirma Alexandre. Além do aumento da libido, também é comum nos sentirmos mais empolgadas, bonitas e atraentes em situações sociais. Aproveite!
Toda mulher ovula? Mulheres que fazem uso de anticoncepcional têm ovulação bloqueada
Fisiologicamente, todo corpo feminino é preparado para ovular. No entanto para as adeptas de métodos contraceptivos, que tem como objetivo prevenir a gravidez, o funcionamento do ciclo menstrual passa a ser um pouco diferente. A principal função dos métodos de prevenção é o bloqueio da ovulação. Porém, é importante ter atenção com descuidos e esquecimentos da pílula, pois ao deixar de ingerir os comprimidos alguns dias aumentará o risco de engravidar. Mulheres portadoras da síndrome de ovários policísticos também tem a ausência de ovulação como um dos principais sintomas desse distúrbio hormonal.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês
CRM-SP: 84.414



