Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Ovulação tardia: o que é, como acontece o que pode causar

Ovulação tardia: o que é, como acontece o que pode causar

A ovulação tardia acontece quando a liberação do óvulo ocorre a partir de 21 dias após a chegada da menstruação. Por conta do atraso do período ovulatório, a chegada da menstruação ultrapassa a data prevista e a mulher tem, naquele mês, um ciclo menstrual com duração maior que 35 dias.

 

A ovulação tardia não é considerada um problema de saúde grave e pode acontecer com qualquer mulher em idade reprodutiva, mesmo nos ciclos regulares. No entanto, é preciso ficar atenta à essa variação: o atraso frequente do período da ovulação pode estar relacionado à alterações hormonais, Síndrome do Ovário Policístico (SOP) ou disfunção nas glândulas tireóide como hipotireoidismo. Conversamos com o ginecologista Rogério Leão para entender as causas e o que é a ovulação tardia e seus impactos no ciclo menstrual. 

 

Atraso menstrual e ciclos longos são os primeiros sinais de ovulação tardia 

 

A ovulação é o momento em que ocorre a liberação do óvulo por um dos ovários. De acordo com o médico, em um ciclo menstrual regular de 28 dias, a ovulação ocorre, aproximadamente, no 14° dia após o primeiro dia da menstruação.  Porém, algumas mulheres podem demorar mais tempo para ovular e, consequentemente, acabam tendo ciclos menstruais mais longos

 

Segundo o especialista, para a ovulação ser considerada tardia, o período ovulatório deve acontecer após o 21° dia do ciclo menstrual. As principais suspeitas de ovulação tardia são atraso menstrual e ciclos longos maiores que 35 dias. Isso porque logo após a liberação do óvulo começa a fase lútea, que termina com a chegada da menstruação.  “Como a fase lútea dura sempre 14 dias, o ciclo será mais longo. Isso é frequente e não significa um problema”. 

 

A ovulação tardia se torna um problema quando ocorre com frequência. Nessa situação, ela tem relação com outras condições de saúde e precisa ser investigada. Vale ressaltar que ovular no 14° dia do ciclo menstrual não é uma regra e nem toda ovulação fora desse período é considerada fora do padrão. “Apesar de ser mais frequente a ovulação ocorrer no 14o, é considerada normal a ovulação ocorrer entre o 7°e 21° dia do ciclo”, explica Rogério. 

 

Causas da ovulação tardia estão relacionadas a distúrbios hormonais 

 

Segundo o Dr. Rogério, a ovulação tardia é causada por alterações hormonais que muitas vezes são provocadas por quadros de estresse. “A hipófise é controlada pelo hipotálamo, estrutura do sistema nervoso central que faz parte do sistema límbico (centro das emoções). Por isso, uma das causas de ovulação tardia é estresse. Outra causa pode ser algum desequilíbrio hormonal como problemas da tireoide, alterações da prolactina e síndrome dos ovários policísticos”. 

 

A ovulação ocorre quando há o pico do hormônio luteinizante (LH), também produzido na hipófise. Por essa razão, qualquer alteração que ocorra na glândula pode provocar alterações no ciclo menstrual. “[As alterações] ainda podem ser causadas por medicações que interferem nos hormônios sexuais ou prolactina como antipsicóticos, antidepressivos e remédios para enjoos”, acrescenta. O médico também cita perda excessiva de peso como possível causa para a ovulação tardia. 

 

O tratamento para ovulação tardia é direcionado à causa do atraso

 

O médico pode receitar uma medicação para ajustar o ciclo menstrual, como a pílula anticoncepcional ou remédios para regularizar a produção hormonal. A ovulação tardia também pode ser tratada com mudanças de hábitos como adotar uma rotina mais saudável, praticar atividades que promovam o relaxamento físico e mental, investir em uma alimentação saudável e evitar dietas muito restritivas. 

 

Sintomas da ovulação tardia são iguais ao da ovulação que ocorre no período esperado 

 

Fora as alterações na menstruação e na duração do ciclo menstrual, o médico afirma os sintomas da ovulação tardia são os mesmos de uma ovulação comum, como aumento da secreção vaginal e da libido e, ocasionalmente, dor no baixo ventre. “Eles apenas ocorrem mais tardiamente no ciclo”, acrescenta. Além disso, mulheres com ovulação tardia também tendem a ter fluxo menstrual mais intenso. Isso porque quanto mais tempo a fase folicular dura, o estrogênio é produzido em maior quantidade, deixando o endométrio mais espesso. 

 

Os efeitos do atraso do período ovulatório no ciclo menstrual

 

Para mulheres que estão tentando engravidar, a ovulação tardia não dificulta a gravidez e não influencia na fertilidade. O médico esclarece que a dificuldade de ficar grávida tem relação com a falta de ovulação e não o atraso. “Deve-se ficar atenta se a ovulação é tardia ou não está vindo. Quando a ovulação não vem, leva à infertilidade e, em longo prazo, pode prejudicar o endométrio, aumentado risco de câncer”, diz ele.

 

Para mulheres que não desejam engravidar ainda, doutor Rogério diz que o cuidado em relação à data da ovulação e período fértil deve ser maior, principalmente se ela usa o método da tabelinha como prevenção. “ Se o ciclo é de 35 dias, a ovulação ocorre em torno do 21o dia, então seu período fértil é do 18o a 22o dia”, explica. 

 
Este artigo tem a participação do especialista: 
Dr. Rogério Leão, Ginecologista e Obstetra do IPGO (Inst. Paulista de Ginecologia e Obstetrícia) e Médico Assistente na área de Ginecologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM/ UNICAMP).
CRM: 104.152

semprelivre_bottom1_dance_new

  • PODEROSAS
    Viajada: 7 dicas para quem quer viajar sozinha nessas férias!
    A gente sabe que as mulheres estão cada vez mais independentes, inclusive na hora de viaj..
  • PODEROSAS
    Férias em casa: 5 dicas de livros de autoras fortes para curtir o tempo livre
    Em meio a tantos best-sellers com protagonistas homens, existe um universo de autoras mulh..
  • PODEROSAS
    10 segredos para você se sentir mais confiante sem mudar o visual
    Às vezes tudo o que a gente precisa para se achar mais confiante é inserir pequenos háb..
  • PODEROSAS
    Girl power! Listamos 9 filmes para assistir com mulheres empoderadas como protagonistas
    Uma das melhores formas de descontrair e buscar se empoderar é conhecendo e se inspirando..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Fazer sexo menstruada engravida?
    Muitas pessoas se questionam se é possível engravidar ao fazer sexo menstruada. A...
    Fazer sexo menstruada engravida?
  • Menstruação
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
    O corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser considerado normal....
    Corrimento marrom depois da menstruação com cólicas pode ser gravidez?
  • SE CUIDA!
    Enquete: Você usa protetor diário?
    Conte para o Só Delas se você usa o protetor diário todos os dias!
    Enquete: Você usa protetor diário?
  • SE CUIDA!
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
    Muitas já ouviram falar, mas entender como a pílula do dia seguinte funciona é...
    5 coisas que toda mulher precisa saber sobre pílula do dia seguinte
  • VER TODAS >