Ovulação: 7 perguntas sobre a fase fértil do ciclo menstrual
Ovulação: 7 perguntas sobre a fase fértil do ciclo menstrual
PRODUTO Relacionado

1) A ovulação acontece no meio do ciclo e dura apenas um dia
A ovulação é a liberação de um óvulo para ser fecundado e acontece sempre no meio do ciclo menstrual, na fase ovulatória. O dia da ovulação varia de acordo com a duração do ciclo de cada mulher. Em um ciclo de 28 dias, por exemplo, a ovulação acontece por volta do 14º. Durante esse período, o aumento do FSH (hormônio folículo estimulante) estimula os ovários a produzirem óvulos até que um esteja maduro o suficiente para ser liberado. Depois, a vida útil do óvulo é bem curta, durando apenas 1 dia.
2) Ovulação e período fértil não são a mesma coisa?
Mesmo que o óvulo tenha um tempo de vida útil de 12 a 24 horas após a ovulação, não pense que esse é o único dia em que a mulher pode ficar grávida. O período fértil, ao contrário do que muitas pensam, não é a mesma coisa que ovulação. A fase fértil do ciclo ocorre entre os 5 dias antes e os 5 dias após a liberação do óvulo e são chamados de “janela da fertilidade”. Como o espermatozóide pode sobreviver no corpo da mulher por até 5 dias, se você fizer sexo poucos dias antes da ovulação e sem prevenção, você pode ficar grávida. Quanto mais longe da data da ovulação, menores são as chances de se engravidar.
3) O corpo dá algum sinal de que estou ovulando?
A ovulação manifesta uma série de sintomas no corpo que podem te ajudar a saber quando você está fértil ou não. O corrimento vaginal fica mais claro e elástico, parecido com a clara de ovo crua. Um outro sintoma é o aumento da temperatura basal corporal. Para conferir, meça a sua temperatura com um termômetro assim que acordar e vai perceber que ela está de 0,2 a 0,5 ºC um pouco mais elevada. As mamas ficam mais sensíveis e algumas pessoas podem sentir uma pequena dor abdominal, por causa da liberação do óvulo.
Os sintomas da ovulação não são apenas físicos, mas também comportamentais. É na fase ovulatória que acontece o aumento da libido que faz as mulheres sentirem mais desejo sexual. É o corpo dizendo que aquele é o momento certo para reproduzir, ou seja, engravidar..
4) A mulher pode ovular mais de uma vez em um mesmo ciclo?
Normalmente, a ovulação acontece uma única vez com apenas um óvulo sendo liberado. Mas, embora seja raro, é possível que a mulher libere mais de um óvulo ao mesmo tempo ou até em dias diferentes. Nesses casos, cada óvulo pode ser fecundado por um espermatozóide diferente, dando origem a uma gestação dizigóticos. É o caso dos gêmeos que não são idênticos.
5) A mulher pode não ovular?
Assim como algumas situações podem fazer a mulher ovular mais de uma vez, outras podem fazer com que ela não ovule. Gravidez e uso da pílula anticoncepcional inibem a ovulação e impossibilitam a mulher de ficar fértil. Mas se você não está grávida ou não faz uso de nenhum método contraceptivo e mesmo assim percebeu que não está ovulando, é preciso ficar atenta. Um dos motivos mais comuns é a síndrome do ovário policístico, mas problemas de tireoide, desregulação hormonal, diabetes e estresse também podem influenciar no bloqueio da ovulação em alguns ciclos. Alguns problemas podem causar infertilidade, mas no geral, podem ser tratados com o auxílio de um especialista.
6) É possível menstruar sem ovular?
A menstruação é um efeito da ovulação e acontece quando o óvulo não é fecundado. Mas quando a mulher não ovula e mesmo assim continua menstruando regularmente? Os ciclos em que a mulher menstrua sem ovular são denominados de anovulatório e podem acontecer a qualquer momento da vida fértil. Outro caso são as mulheres que tomam pílulas e fazem uma pausa entre uma cartela e outra. Essa menstruação costuma ter um fluxo e uma duração menor.
7) Tomar pílula por muito tempo provoca infertilidade?
Algumas mulheres, após interromper o uso da pílula, acabam encontrando dificuldade na hora de engravidar. O anticoncepcional tem a função de bloquear a ovulação e tornar o endométrio um ambiente hostil para a gravidez. Ao suspender a medicação, o corpo leva um tempo para se acostumar com a nova rotina e o ciclo demora um pouco para regular. Mas não precisa ficar preocupada, a fertilidade não é afetada pelo uso contínuo de anticoncepcional e voltará ao normal.
PRODUTOS Relacionado




