Os sintomas da TPM são iguais para todas as mulheres?
Os sintomas da TPM são iguais para todas as mulheres?
Quais são os sintomas da TPM?
Eles podem ser tanto físicos quanto emocionais e, em sua maioria, causam bastante desconforto. Durante todo o ciclo menstrual, o corpo feminino passa por uma série de alterações hormonais que determinam como vamos nos sentir em cada fase. Essas oscilações inteferem na atividade dos neurotransmissores, substâncias que regulam, estimulam e equilibram as funções físicas e psicológicas do nosso organismo. Os sintomas emocionais costumam estar relacionados às baixas taxas de estrogênio, um dos hormônios responsáveis pelo controle do bem estar do nosso corpo. Os mais comuns são alteração de humor, vontade de chorar, irritabilidade, ansiedade, insônia, fome em excesso, sonolência, dificuldade de concentração e cansaço. Já os físicos estão mais ligados ao aumento da progesterona, causando o inchaço, dores nos seios, pernas e cabeça, acne, aumento de peso e distensão gasosa.
É importante ressaltar que esses sintomas podem variar de mulher para mulher e estão diretamente atrelados com os acontecimentos emocionais pelos quais elas passaram durante todo o mês, ou seja, a TPM é um acúmulo de experiências emocionais de um mulher durante um determinado mês.
Os sintomas da TPM não são iguais para todas as mulheres
Mesmo que os sintomas da TPM variem de mulher para mulher, é sabido que alguns deles marcam muito mais presença. “Existem quatro sintomas que são mais comuns, e que geralmente estão presentes na TPM de todas as mulheres, são eles: inchaço, ansiedade, depressão e compulsão”, comenta a profissional. Então se você tem sentido qualquer um desses, é bem provável que sua menstruação esteja para chegar. Já fique atenta e proteja-se de qualquer complicação com absorventes extras na bolsa.
Como lidar com os efeitos da Tensão Pré-Menstrual
Algumas dicas são muito eficientes para lidar com os principais sintomas da fase pré-menstrual. De acordo com a médica, é importante evitar alimentos e bebidas que provocam inchaço, como ricos em sódio, álcool, bebidas gaseificadas e cafeina. Outra recomendação é praticar exercícios físicos. Além de te ajudar a relaxar a mente e o corpo, atividades físicas liberam substâncias que aumentam a sensação de prazer. Mesmo os exercícios mais leves podem inclusive te ajudar a aliviar sintomas como cólica menstrual, estresse e ansiedade.
Quando a TPM começa e quando vai embora
A TPM acontece cerca de 10 dias antes da menstruação e vai embora assim que ela chega. Continuar com os mesmos sintomas durante o período menstrual não é normal e pode sinalizar alguma disfunção hormonal. Como o próprio nome já diz, a tensão pré-menstrual antecede a menstruação e não pode permanecer mesmo depois que ela desce.
A maioria das mulheres costuma ter uma TPM mais padronizada, com algumas pequenas alterações dependendo de cada mês. Uma dica para ter mais controle sobre o seu ciclo e suas variações é criar um calendário menstrual. Dessa forma você consegue identificar cada fase, monitorar os sintomas e conseguir se programar melhor.
TPM e TDPM: Entenda a diferença
Algumas mulheres apresentam uma TPM muito mais intensa que acaba comprometendo a qualidade de vida dias antes da menstruação. É preciso ficar em alerta pois, na verdade, ela pode estar sofrendo de TDPM (Transtorno disfórico pré-menstrual), com sintomas e casos mais graves, principalmente no quadro emocional. A mulher com TDPM se sente muito mais irritada, ansiosa, desmotivada e depressiva e, às vezes, precisa dar um tempo em atividades simples do dia-a-dia, como trabalhar e estudar.
O tratamento da disfórica pré-menstrual vai além do estilo de vida e precisa de um acompanhamento médico especializado. Pode ser necessário o uso de medicamentos para amenizar os sintomas. Pode ser também que alguns desses sintomas estejam relacionados a outros problemas que envolvem a saúde íntima feminina. Por isso, fique sempre ligada em como anda a sua menstruação!
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Adriana de Góes - Especialista em Reprodução Humana Assistida, Ginecologia e Obstetrícia.
CRM: 96001
*Matéria atualizada em 09/12/2019



