Os sintomas da TPM podem variar de um ciclo para o outro?
Os sintomas da TPM podem variar de um ciclo para o outro?
É verdade que os sintomas da TPM podem variar a cada mês?
Segundo a especialista, essa mudança dos sintomas da TPM podem sim acontecer. Além das indicações do período pré-menstrual, a intensidade também pode apresentar variações. “Os sintomas de TPM podem ser dor nas mamas, cólica, inchaço nas pernas, irritabilidade, alteração do apetite, tristeza, flutuações do humor, dores de cabeça e etc”, cita ela. Dessa maneira, uma mesma paciente pode ter algum desses sintomas e perceber variações deles de um ciclo para o outro.
Porém, assim como destaca a médica, não é ainda sabido uma explicação exata para esse acontecimento. “Na verdade, acredita-se que a TPM aconteça pela queda dos hormônios sexual, principalmente da progesterona, no período pré-menstruação”, explica. E ainda, outro fator importante é o estresse da rotina, que pode atuar como um potencializador de sintomas da TPM, e vice-versa.
Há casos em que os sintomas da TPM devem ser uma preocupação?
De acordo com a ginecologista, os sintomas da TPM se tornam preocupantes quando atrapalham as atividades diárias da paciente. Esses quadros apresentam uma impacto real na qualidade de vida, sendo designado como síndrome disfórica. “Nesses casos, é necessário a avaliação por um especialista, para excluir outros problemas psiquiátricos que podem estar mascarados e, avaliar a necessidade de tratamento com antidepressivos”, orienta Dra. Lívia. Por isso, não deixe de relatar seus sentimentos e sensações nas consultas com a ginecologista, pois, se há algo diferente, ela pode encaminhar o tratamento ideal.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



