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Os melhores exercícios para aliviar os sintomas da TPM

Os melhores exercícios para aliviar os sintomas da TPM

Apesar da TPM ser um fenômeno comum e inevitável para muitas mulheres, é possível aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual com exercícios físicos diários ou semanais. Os sintomas da TPM são conhecidos por muitas vezes atrapalhar a rotina das mulheres, causando indisposição, cansaço, cólica, mau humor e dificuldade de concentração. Os efeitos são provocados por alterações hormonais que acontecem nos dias que antecedem a menstruação. Conheça os benefícios da corrida, yoga, pilates, entre outros exercícios ideais para o período pré-menstrual:

 

Exercícios físicos que podem ajudar a amenizar a TPM

 

Praticar exercícios rotineiramente, de uma forma geral, melhora o metabolismo e a circulação sanguínea, fazendo com que as funções vitais estejam afiadas. Conheça os benefícios de 4 tipos de atividades físicas para o corpo: 

 

1) Yoga

 

A yoga é uma modalidade de exercícios que está em alta e não é à toa. Seus benefícios envolvem a melhora da respiração, relaxamento do corpo e da mente e o autoconhecimento corporal. Algumas poses de yoga que aliam alongamento e fortalecimento muscular são capazes de aliviar cólicas menstruais. Redução do estresse e melhora da concentração são outras vantagens de quem pratica essa atividade semanalmente. Hoje em dia é possível praticar essa atividade em grupos e também em casa com auxílio de vídeos do Youtube

 

Veja também: Yoga e menstruação: é recomendado praticar menstruada?

 

2) Corrida 

 

A corrida é um dos melhores exercícios para produzir endorfina, serotonina e dopamina, substâncias química ligadas ao prazer e bem-estar. Na TPM, a liberação desses hormônios e neurotransmissores ajuda a reduzir a cólica e dores no corpo, além de melhorar o humor e a disposição, que costumam estar em baixa nos dias que antecedem a menstruação. 

 

3) Pilates

 

Assim como o yoga, o pilates é uma prática mais tranquila para o período pré-menstrual. Na tpm, a atividade ajuda a reduzir a retenção de líquidos e a liberar gases e toxinas do corpo. A cólica também é amenizada com os exercícios e a liberação de hormônios do bem-estar ajuda a combater o estresse e mau humor que são comuns na tensão pré-menstrual. 

 

4) Alongamento
 

Sente dores nas pernas e na lombar durante a menstruação? O alongamento pode melhorar. Este é o tipo de exercício físico que deveria ser feito todos os dias pela manhã, para começar o dia com o corpo disposto, sem dores e espantar a preguiça.  Para quem vai ficar menstruada, o alongamento com abdominais e exercícios para a região pélvica podem ajudar a aliviar a incômoda cólica menstrual. 

 

Os sintomas mais comuns da TPM 

 

De acordo com estudos médicos, existem mais de 150 efeitos causados, principalmente, pela oscilação dos hormônios progesterona e estrogênio na TPM. Entre os mais comuns, podemos citar: 

 

- Cólica;

- Mau humor;

- Indisposição; 

- Cansaço; 

- Insônia;

- Ansiedade;

- Dor de cabeça;

- Dificuldade de concentração;

- Desejo por doces e outros carboidratos;

- Inchaço causado por retenção de líquido.

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