O que não pode fazer quando está menstruada? Veja!
O que não pode fazer quando está menstruada? Veja!
Veja também: Mitos da menstruação: descubra quais Maisa Silva já acreditou
Chegou a hora de desconstruir esses tabus e entender que você pode fazer tudo no período menstrual, sem impedimentos! Confira 6 coisas que você não precisa abrir mão de fazer por estar menstruada:
1) Deixar de ir à praia ou à piscina por estar menstruada
Essa ideia de que não pode ir à praia menstruada já está mais do que ultrapassada! Atualmente, existem opções de absorventes internos que vão te ajudar a manter o bronzeado em dia e dar aquele mergulho no mar ou na piscina. O.B.® é a melhor escolha para ir à praia menstruada. O produto garante rápida absorção do sangramento e se adapta à cavidade vaginal da mulher, reduzindo ao máximo as chances de vazamento. Porém, também há quem prefira a versão externa. Nesse caso, vale optar pelo modelo sem abas para não ficar aparecendo fora do biquíni ou maiô. Trocando o absorvente externo com a frequência necessária, estará tudo sobre controle.
2) Deixar de sair com os(as) amigos(a) porque está menstruada
Vamos deixar a indisposição apenas para os dias de TPM. Se a menstruação não vier acompanhada de sintomas desagradáveis, como cólica intensa e outros desconfortos, não tem porquê recusar os convites da galera. A não ser, é claro, que você realmente não esteja afim de socializar e prefira ficar em casa. Nada contra! O importante é ter consciência de que o período menstrual não é nenhum impedimento para a diversão. Sair com os(as) amigos(as), dançar e se divertir está mais do que permitido e pode, inclusive, melhorar o seu humor durante essa etapa do mês.
3) Ficar sem lavar o cabelo durante o período menstrual
Essa história de que não pode lavar o cabelo menstruada também é mito. É possível que muitas avós continuem defendendo a ideia de que lavar o cabelo durante a menstruação pode aumentar o fluxo menstrual. Felizmente, isso não é verdade e prática não tem a menor influência no ciclo menstrual. Ufa, nosso cronograma capilar agradece.
4) Abrir mão de ter relações sexuais no período menstrual
Fazer sexo menstruada é tabu para muita gente. Porém, saiba que praticar relações sexuais durante a menstruação não faz mal algum! Muito pelo contrário. A região íntima da mulher se torna mais sensível nestes dias do mês e, de quebra, o sangue menstrual ainda ajuda na lubrificação da vagina. Por essa e outras razões, não é raro encontrar relatos de mulheres que consideram o sexo durante a menstruação ainda mais prazeroso. A única ressalva é que o uso da camisinha, que já é indispensável em qualquer relação sexual, se mostra ainda mais importante durante o período menstrual. Isso porque o contato direto com o sangue aumenta as chances de contrair uma DST.
5) Deixar de praticar atividades físicas na menstruação
A mulherada fitness não tem com o que se preocupar: manter as atividades físicas durante a menstruação não só é permitido como também pode ser muito benéfico! Manter uma rotina de exercícios regulares ajuda a aliviar os sintomas da TPM, como a cólica menstrual e as oscilações de humor. A prática libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Por essa razão, é mais do que recomendada em qualquer etapa do ciclo.
Se você apresenta condições específicas como a menorragia (perda de sangue em excesso) ou a dismenorreia (cólicas muito intensas), vale receber as orientações de um(a) ginecologista sobre a atividade física neste período.
6) Deixar de andar descalça com medo de “aumentar” a cólica
Tá aí outra crença antiga que você provavelmente ouviu da sua avó! Acreditava-se que as baixas temperaturas teriam influência na intensidade da cólica menstrual. Por isso, andar descalça no chão gelado não seria recomendado. Esse é mais um mito relacionado à menstruação, então, pode continuar colocando os pés direto no chão a vontade. Não existe nenhuma evidência de que o hábito ofereça qualquer tipo de ameaça ao fluxo da mulher.
PRODUTOS Relacionados



