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O que é TPM? Saiba quais são os sintomas da tensão pré-menstrual e como aliviá-los

O que é TPM? Saiba quais são os sintomas da tensão pré-menstrual e como aliviá-los

Sensação de irritabilidade, aquela vontade looouca de comer doces e a famosa bad vibe: esses são os principais sintomas que a TPM causa na vida de algumas mulheres antes da menstruação chegar. Apesar de ser um assunto popular, ainda rolam muitas dúvidas sobre o que é, de fato, se acontece com todas e o que fazer para tornar o período mais confortável. Para entender direitinho o que rola com nosso corpo, o Só Delas conversou com o ginecologista Alfredo Rezende Santos, que explicou toda a origem da tensão-pré-menstrual. Confira!

 

O que é, de fato, a TPM?
 

Segundo o médico, a TPM é uma síndrome muito comum na idade reprodutiva da mulher. Ela é causada por alterações hormonais que deixam nosso humor um pouco confuso. ”No período fértil há um aumento na produção de estrogênio e progesterona, o que pode deixar a mulher mais sensível a irritações”, explicou. Com a elevação desses hormônios, os sintomas começam a aparecer e, quem conhece bem o próprio corpo já sabe que é um alerta de que a menstruação vai chegar.

 

Irritabilidade, inchaço, dor nas pernas: existem muitos sintomas ligados à TPM
 

De acordo com o ginecologista, os sintomas mais comuns se dividem entre físicos e emocionais: “Irritabilidade, depressão, ansiedade e sensação de perda de controle. Além de aumento de apetite e desejo voraz por determinados alimentos, como os doces e chocolates, fadiga muscular, dificuldade de concentração, seios doloridos e aumento de volume abdominal”.

 

Boa alimentação pode amenizar os sintomas da TPM!
 

De acordo com o nutricionista David Effgen, alguns efeitos da TPM estão diretamente ligados à perda de nutrientes, o que é muito comum nesse período. Mas uma boa alimentação pode ajudar a diminuir em até 50% os efeitos da tensão pré-menstrual. “Alimentos ricos em magnésio, como frutas, grãos e cereais, ajudam a controlar a produção da progesterona”, afirmou. Além disso, comidas que aumentam a produção de serotonina no cérebro - o famoso hormônio do prazer - também são muito bem-vindas para equilibrar o humor e melhorar as dores no corpo. Carne vermelha, ovo, banana, chocolate amargo em pequenas quantidades, peixe e óleo de linhaça são alguns deles.

 

Para a retenção de líquido que tanto nos causa inchaços, o nutricionista recomendou sucos de frutas ricas em água e nutrientes: “Abacaxi, melão e melancia diminuem a retenção de líquido que causa mal-estar na mulher”.

 

Dr Alfredo Rezende Santos - Ginecologista e Mastologista
CRM: 7946 ES

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