Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

O que é TPM e como amenizar seus sintomas

O que é TPM e como amenizar seus sintomas

O que é a TPM? Toda menina sabe bem que o período pode ser bem estressante! Mas você sabe por que ela acontece? Sim, tem um motivo! Não é a toa que sentimos todos os diferentes sintomas. A TPM é importante para o nosso ciclo menstrual e, para convivermos um pouquinho melhor com ela, podemos recorrer a algumas formas de aliviar suas manifestações. Conversamos com a ginecologista Maria Elisa Noriler para saber quais são as principais dicas para amenizar esses sintomas.


Como a TPM acontece?

 

Você conhece o estrogênio e progesterona? São os dois principais hormônios femininos. Eles são responsáveis por muitos dos momentos da mulher, como o período fértil. Assim, durante todo o ciclo menstrual e dependendo da fase, seus níveis vão variando e alterando. Como as células nervosas são diretamente ligadas à produção de hormônios, toda essa alteração pode trazer mudanças significativas em nosso humor, comportamento e, até mesmo, aparência. Assim que acontece a TPM.

 

Os sintomas da TPM podem ser diferentes para cada uma

 

Com as alterações hormonais, muitos podem ser os sintomas. A serotonina, por exemplo, é o hormônio responsável por dar a sensação de bem-estar. É por conta de sua queda que, durante a TPM, nos sentimos cansadas e, no geral, desanimadas. Mas os sintomas podem aparecer de formas diferentes em cada mulher. “Cólicas, alterações de humor e retenção de líquido são alguns dos sintomas que podem surgir, porém eles dependem muito de mulher para mulher, e podem ser muito evidentes em algumas ou muito discretos em outras”, explica a médica.

 

4 dicas para aliviar a TPM

 

De acordo com a especialista, existem algumas formas de passar por esses dias sem muito estresse. Ela listou 4, veja a seguir:

 

Praticar exercícios físicos: Saia um pouco de casa e faça uma corrida ou pratique algum esporte com seus amigos! Os exercícios físicos são ótimos porque liberam hormônios que dão uma sensação de bem-estar. “Outra dica é realizar atividades de alongamento como yoga, que auxilia na normalização dos níveis de adrenalina e no controle da ansiedade”, recomenda a profissional!

 

Controlar a alimentação: Você pode sim recorrer ao chocolate, mas que tal optar por um meio amargo? Ainda assim, seu consumo deve ser controlado. Por isso, aposte na aveia, abacate e banana. Esses alimentos são ricos em magnésio, ajudando a relaxar o sistema nervoso e muscular. Além deles, os verdinhos, de preferência escuros, ajudam a aliviar a cólica! Mágico, não é?

 

Beba muita água: Bebidas alcóolicas provocam uma retenção de líquido, alterando o ciclo do sono e aumentando a irritabilidade. Por isso, beba muita água nesse período.

 

Procurar carboidratos integrais: Grãos, cereais, massas e pães estão liberados. Mas eles têm de ser integrais! Eles vão ajudar a combater a prisão de ventre e em alguns incômodos gastrointestinais, naturalmente acentuados durante a TPM.

 

TPM tem tratamento?

 

Sim e não. É importante pensar que a TPM é um momento natural do ciclo menstrual. Mas, não é nem por isso que as meninas devem aguentar as dores, sem fazer nada. Uma das saídas é recorrer a medicamentos, como analgésicos, capazes de aliviar o incômodo. “A escolha do tratamento vai de acordo com as queixas da paciente, às vezes, é necessário prescrever anti-inflamatórios ou tratamentos hormonais”, comenta ela. Uma outra opção é iniciar o uso de pílulas anticoncepcionais. Além de prevenir contra a gravidez, elas diminuem as cólicas e regulam o ciclo. Mas para tomar qualquer um desses medicamentos, é preciso conversar com um ginecologista para que ele avalie o caso. Não esqueça de marcar uma consulta ;)

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Maria Elisa Noriler - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. É Médica Preceptora de Ginecologia e responsável pelo setor de Ginecologia Endócrina InfantoPuberal e Climatério do Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha
CRM: 99557
 

 

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >