Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

O que é sororidade e como ela pode ser empregada no seu dia a dia?

O que é sororidade e como ela pode ser empregada no seu dia a dia?

Sonoridade significa a união e apoio entre mulheres. A palavra é nova, sequer existe no dicionário formal, mas está cada vez mais presente na nossa vida. Sua premissa é fazer as mulheres se enxergarem como aliadas e não como inimigas, confrontando qualquer estímulo a rivalidade feminina e fazer refletir sobre o que nos faz julgar, criticar e até mesmo não gostar de uma outra pessoa. É ter empatia e estender a mão para ajudar sempre que uma delas precisar, algo que devemos sempre colocar em prática! Quer entender mais sobre o que é sororidade e porque precisamos tanto dela? Nós explicamos os pontos mais importantes e como ela pode ser empregada no seu dia a dia.


O que é sororidade?

A procura por “o que é sororidade?” te aumentado bastante nos ultimos anos. Segundo a definição do dicionário informal, sororidade é “a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum”. E não há dúvidas de como esse conceito está ligado ao feminismo, que defende que mulheres e homens tenham os mesmos direitos. E nada melhor do que todas nós caminhando juntas, trocando vivências e experiências em busca de um mundo com mais empatia e igualdade. A sororidade é a essência do feminismo. 

 

Juntas somos mais fortes

 

Sororidade é sobre empatia, companherismo e respeito. Em uma sociedade construída e ainda marcada pelos fortes traços de machismo, patriarcado e capitalismo, é comum que a criação feminina seja caracterizada por formular uma rivalidade entre as mulheres. É só observar os padrões de beleza criados ou as necessidades de bens materiais para fazer parte de um grupo. Por isso, muito do olhar carinhoso e empático pela outra pode acabar se perdendo nesse caminho. Quantas você você se pegou julgando outra mulher? A nossa cultura estimula a competição feminina e nos faz acreditar que faz parte da nossa natureza. Só que não.  Entender sobre sororidade é um passo para fazer essa mudança. Afinal, é criando laços e sendo unidas que vamos conseguir alcançar nossos objetivos comuns e ter cada vez mais força e voz para reivindicar nossos direitos. Girl power, certo?

 

 A importância da Sororidade na sociedade. Por que precisamos dela? 

A Sororidade amplifica as nossas vozes. Pense em um protesto com apenas uma pessoa? Agora, pense eu um protesto com milhares? Quanto mais as mulheres unidas, mais longe nossas reivindicações chegarão. Em um mundo que ainda duvida e oprime as mulheres, nós precisamos sempre nos colocar como iguais e nos enxergar como semelhantes, mesmo sendo tão diferentes. Escurte quem está perto de você e procure acolher suas dores e oferecer a mão para caminhar junto, independende de ser uma luta que te atinge diretamente. Assim, podemos dizer que a sororidade expressa o que há de melhor no ser humano: se colocar no lugar do outro. E como a sociedade seria melhor se pensássemos sempre no coletivo e não apenas em nós mesmos. 

 

Sororidade seletiva: preciso ter empatia por uma mulher que não gosto? 

Sororidade é acima de tudo apoio. Mas como agir quando não temos simpatia por uma mulher em específico? É muito mais fácil apoiar quem gostamos, mas lembre-se: mulheres se encontram em suas dores, mas são diferentes umas das outras. Por isso, é importante ter em mente que sororidade não se trata apenas das suas amigas, familiares ou mulheres que pensam igual a você. É normal não gostar de alguém, mas isso significa que precisamos excluí-la do nosso discurso. Sororidade não é uma panelinha, núcleo de amizade ou um espaço para criar laços de afinidade. Afinal, pensamos  e temos realidade diferentes. O feminismo é para todas, inclusive para quem não reconhece a importância do movimento. 

Sendo assim, procure estar aberta a opinião de outras mulheres, inclusive as que pensam diferente de você. Ser mulher vai além do que compreeendemos e há muitos níveis de opressão. Meninas pobres sofrem mais do que meninas ricas; mulheres negras continuam recebendo menos do que brancas; em alguns países, já alcançamos direitos que em outros ainda estão distantes. Sororidade vai além de você. 

Comece a praticar no seu dia a dia

 

Sororidade é um grande pontapé para uma transformação na realidade. E então, chegou a hora de implementar e praticar esse conceito. Sabe aquela olhada de rabo de olho? Ou aqueles julgamentos que surgem na cabeça? Pois é, são ações comuns entre as mulheres na sociedade. Para fortalecer o feminino, é preciso mudar cada uma dessas práticas.

Deixe para trás a ideia de que mulheres são rivais ou precisam estar sempre competindo. A beleza de uma pessoa não anula a sua; suas conquistas não refletem o fracasso de outra menina. 

Outro ponto importante da sororidade é escutar mais o que as outras mulheres têm a dizer.Quando alguém estiver precisando de ajuda, que tal oferecer ajuda independente de quem quer que seja? 

Em vez  de criticar o peso da amiga ou desejar coisas ruins para a atual do seu ex, é a hora de você se colocar no lugar delas (empatia lembra?) e enxergá-las como iguais. Assim, você pratica algo bom em troca. E lembre-se, o bem sempre volta para você de forma melhor ainda! Cada uma é um elo e, juntas, fazemos a diferença. Procure elogiar mais as mulheres que te cercam, abra um sorriso para uma desconhecida na rua e não julgue o estilo ou físico de alguém. A sororidade é fundamental e precisa ser rotina nos dias atuais!

bottom1_batom_Carefree

tag_sempre_banner tag_sempre_banner_mob

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >